Ícone do site AlagoasWeb

SAMU distribui 163 novas ambulâncias pelo Brasil

Alagoas não aparece na lista de estado beneficiados pelo Governo Federal

A partir desta semana começaram a ser entregues novos veículos do SAMU 192 para diversas cidades do Brasil. Ao todo serão 163 ambulâncias que vão renovar a frota em 120 municípios espalhados pelos estados do Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima e São Paulo.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

SAMU distribui 163 novas ambulâncias pelo Brasil

Para se ter uma ideia do quantitativo de pessoas beneficiadas que essa medida representa, isso significa dizer que, pelo menos, 28 milhões de brasileiros terão acesso a um atendimento de urgência.

Essas entregas fazem parte do Novo PAC, programa do governo federal que tem objetivo de investir em serviços essenciais para a população. A previsão é que, em quatro anos, a cobertura do SAMU passe de 87% para mais de 90% dos brasileiros, um avanço no serviço que estava parado desde 2017.

A cerimônia de entrega foi realizada no estado de São Paulo, e contou com anúncio de investimento de mais de 47 milhões de reais. Segundo a coordenação-geral de Urgência do Ministério da Saúde, essas novas ambulâncias reforçam o compromisso com a universalização do SAMU, que teve aumento de 30% no repasse anual para o custeio dos serviços e agora é de R$ 1,7 bilhão de reais por ano.

Além disso, na semana passada, mais 100 ambulâncias foram entregues para municípios em Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em ambas as entregas, Alagoas não aparece na lista de estado beneficiados pelo Governo Federal.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência começa a agir assim que você faz a ligação gratuita, seja de telefone fixo ou celular. Durante o chamado, os técnicos atendem você, identificam a emergência e coletam informações importantes sobre as vítimas e o local do incidente. Depois, o caso é passado para o Médico Regulador, que orienta os primeiros socorros e, se necessário, envia uma ambulância ou outro meio de transporte especializado. As ambulâncias do SAMU estão estrategicamente posicionadas para garantir o atendimento mais rápido possível, levando a vítima ao hospital de referência quando for preciso.

Sair da versão mobile