SAMU completa 9 anos de serviços em São Miguel dos Campos

COMPARTILHE
Por: Array / AlagoasWeb  Data: 21/02/2019 às 16:40
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

Inaugurado em 12 de fevereiro de 2010, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), base descentralizada de São Miguel dos Campos, completou neste mês de fevereiro, 9 anos de funcionamento.

O período foi marcado por quase 7 mil atendimentos (exatos 6.857), uma média mensal de 63, dois a cada dia. “O mês de janeiro foi relativamente calmo, 58 ocorrências, com três óbitos”, explica a enfermeira e coordenadora do serviço, Jaqueline Marinho.

De acordo com os socorristas, as ocorrências mais comuns são de casos clínicos, pacientes com dores, AVC, queda, atendimento a gestantes, seguidos por acidentes domésticos e de trânsito.

O serviço de assistência às urgências e emergência fica ativo por 24 horas e funciona, em São Miguel dos Campos, atualmente com oito pessoas, quatro socorristas e quatro condutores. Na grande maioria dos casos as vítimas são encaminhadas a UPA ou Santa Casa, hospitais locais, em outros (mais graves), ao Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Como acionar o atendimento do SAMU?
Os pedidos de socorro são feitos por meio de ligação telefônica gratuita para o número 192. As chamadas são atendidas na Central de Regulação em Maceió ou Arapiraca. A solicitação é imediatamente repassada a um (a) auxiliar de regulação médica. Conforme a classificação de urgência, a chamada é encaminhada para a central de ambulâncias ou para o médico do SAMU.

Nos casos em que o médico fala com o solicitante, ele pede informações para poder definir qual é o atendimento mais adequado para o tipo da ocorrência e qual a ambulância será destinada para o atendimento.

São dois os tipos de viaturas de socorro, a Unidade de Suporte Básico (USB) e Unidade de Suporte Avançado (USA), está, equipada com Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O serviço também conta com aeronave, Falcão 05, acionada nos casos mais extremos de socorro ou de transferência de pacientes.

O SAMU funciona através e um parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Miguel dos Campos.