AlagoasWeb

Samu alerta sobre os perigos dos fogos de artifício durante as festas juninas

Conscientização e prevenção são essenciais para evitar acidentes graves

Com a chegada das festas juninas, a alegria toma conta de Alagoas, seja na capital ou no interior. No entanto, o uso de fogos de artifício, comum nesta época, representa um risco significativo, especialmente para crianças e adolescentes.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            alagoasweb site

Samu alerta sobre os perigos dos fogos de artifício durante as festas juninas

Queimaduras e lesões graves, que podem levar até mesmo à amputação de dedos e mãos, estão entre as consequências mais preocupantes.  

Em 2024, o Samu registrou 45 casos de queimaduras no geral, incluindo fogos de artifício em Maceió e Arapiraca. Este ano, até maio, já foram contabilizadas 13 ocorrências. Os dados reforçam a necessidade de atenção redobrada durante as comemorações.    

RISCOS E TIPOS DE QUEIMADURAS  

A enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu Maceió, alerta que os fogos podem causar queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus, além de lesões traumáticas. “A falta de cuidado pode resultar em danos irreversíveis, como a perda de membros”, destaca.  

O médico socorrista Ewerton Soares explica a gravidade de cada tipo de queimadura:  

 CUIDADOS E PRIMEIROS SOCORROS  

Para evitar acidentes, o Samu orienta:  

Em caso de queimadura:  

SAMU EM ALERTA 

O secretário estadual de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforça a importância da prevenção.”Nossas equipes estão preparadas, mas a melhor forma de evitar tragédias é a supervisão constante e o uso responsável de fogos”, disse.

Durante o período junino, o Samu estará com reforço no atendimento, mas a conscientização ainda é a maior aliada para um São João seguro. A diversão pode e deve continuar, mas sem colocar vidas em risco. 

Sair da versão mobile