Saiba tudo sobre o Alagoano 2019

COMPARTILHE !!
Por: Array / Assessoria  Data: 20/11/2018 às 13:25
Imagem: Estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas, Brasil por ebc.com.br (CC BY-SA 3.0)

A atual temporada ainda não chegou ao fim, mas a próxima edição do campeonato Estadual já começa a ganhar forma. Os dirigentes da Federação Alagoana se reuniram neste mês de novembro para começar a delinear os principais pontos da próxima edição da prova que coloca em competição os principais emblemas do Estado.

Anote na sua agenda: a próxima edição do Campeonato Alagoano terá seu pontapé inicial no dia 20 de janeiro de 2019. A prova terá a duração de três meses e a decisão está prevista para 21 de abril. Ainda que a calendarização se tenha mantido em relação ao ano de 2018, a mesma foi criticada por Fabiano Melo, diretor de futebol do CSA que marcou presença na reunião e criticou o fato de, na pior das hipóteses, alguns times disputarem apenas sete partidas.

Assim sendo, a fórmula de 2018 se mantém. A competição terá oito equipes a concurso e será dividida em três fases distintas. CSA, CRB, ASA, Coruripe, Murici, Dimensão Saúde, Ceo e Jacyobá estarão em prova. Na primeira etapa da competição, cada equipe realizará um total de sete partidas. As quatro melhores seguirão para a fase seguinte, as sobrantes ficarão pelo meio do caminho, sendo que o último colocado será rebaixado por troca direta com a equipe que vencer a segunda divisão. A partir daí, nas semis, se adota o sistema de “play-off”: o melhor colocado jogará com o pior (1º contra 4º), e o segundo melhor contra o segundo pior (2º contra 3º). Além disso, o empate na soma dos placares servirá as pretensões da equipe que tiver ficado melhor posicionada na fase regular. Para todos esses encontros válidos pelo Alagoano, existirão odds disponíveis para aposta na Betfair. A terceira e última fase corresponderá à disputa da decisão entre os vencedores das semis. A final se mantém em formato de ida e volta, e caso haja empate na soma dos resultados, o campeão Estadual será decidido através da cobrança de pênaltis. Desde 2013 que nenhuma decisão se define a partir da marcação dos castigos máximos.

Premiações
O campeão do Alagoano 2019 se classificará para a disputa tanto da Copa do Brasil 2019 quanto da Copa do Nordeste 2020. Os segundo e terceiro colocados acessarão igualmente a Copa do Brasil.

CSA e CRB, já classificados para as provas nacionais, ficarão de fora dessas contas, mas campeão e vice terão lugares na Série D.

A introdução do VAR (Árbitro de Vídeo) vai ser uma novidade em alguns campeonatos estaduais. No momento, esse cenário parece ser demasiado caro para a realidade do Alagoano, embora a introdução do sistema não esteja totalmente descartada para a fase decisiva da competição.

 Foto: Pexels
Histórico
O campeão em título do Alagoano é o CSA, vencedor máximo da prova com 38 títulos que no último ano quebrou um jejum de uma década. O CRB surge logo a seguir com 30 títulos, enquanto o ASA é terceiro com sete. Em seguida surge o Coruripe com três títulos, emblema que conquistou o Estadual pela última vez no ano de 2014. As últimas três finais foram todas disputadas entre o CSA e o CRB, os dois emblemas de Maceió. O Jacyobá será a novidade entre a elite nesse ano.