Ícone do site AlagoasWeb

Saiba como criar sua empresa MEI pela internet gratuitamente

Ilustração

Criar uma conta de Microempreendedor Individual é o primeiro passo para formalizar sua empresa. Veja o passo a passo neste artigo.

O Microempreendedor Individual (MEI) é um programa do governo que garante aos autônomos e informais a possibilidade de se formalizarem como pessoa júridica e terem à disposição uma série de benefícios exclusivos, como crédito personalizado para o seu negócio, emissão de Nota Fiscal e CNPJ.

Publicidade

Apesar das inúmeras vantagens o serviço não é totalmente livre de impostos, ou seja, o usuário deverá realizar o pagamento mensal dos tributos, que podem variar de acordo com a categoria escolhida: prestador de serviço ou comércio e indústria.

Requisitos

Para que você possa criar sua conta MEI é necessário cumprir algumas exigências estipuladas pelo programa, sendo:

Cumprindo todos os requisitos já é possível efetuar a abertura do cadastro como Microempreendedor Individual. O processo é rápido e simples, sendo possível realizá-lo através de um computador ou por através do navegador do celular.

Documentos necessários

Durante o procedimento será preciso informar vários dados pessoais, por conta disso recomendamos que você tenha em mãos seus principais documentos.

Esses são os principais documentos que você deve ter em mãos para efetuar o cadastro no portal do empreendedor. Vale ressaltar que o cadastro é gratuito.

Taxas

A quantidade de tributos que incidem sobre o MEI são menores, porém também precisam ser pagos para manter a regularidade do cadastro.

O valor deve ser pago mensalmente enquanto o CNPJ estiver ativo. O não pagamento pode ocasionar no cancelamento da inscrição.

Cadastre-se

1. Acesse o Portal do Empreendedor e toque sobre a opção ‘Formalize-se!“;
2. Em seguida faça login utilizando suas credenciais da conta GOV.BR;

Página do Portal do Empreendedor. Foto: Printscreen.

3. Em seguida insira o número do seu título de eleitor e toque sobre o botão ‘continuar’;

Insira seu título. Foto: Printscreen/Portal do Empreendedor.

4. Nesta etapa preencha os campos em brancos com suas informações pessoais e de contato. Descendo a página você verá a opção de ‘ocupação’, selecione aquela que mais se aproxima da sua área de atuação;

Selecione qual será seu cadastro principal e secundário. Foto: Printscreen.

*Importante: o Capital Social refere-se ao valor de tudo utilizado para a formação do negócio. Exemplo: computadores, máquinas, etc.

5. Por fim, leia e aceite os termos de uso e em seguida toque sobre o botão ‘continuar’.

Leia os termos do MEI. Foto: Printscreen/Portal do Empreendedor.

Aparecerá uma tela para confirmação das informações que foram inseridas no sistema. Estando tudo correto toque sobre ‘confirmar’.

A partir da confirmação, a formalização como Microempreendedor Individual será concluída e será gerado o CNPJ e o número de registro na Junta Comercial-NIRE.

Número do seu CNPJ. Foto: Printscreen.
Sair da versão mobile