Uma nova opção de turismo gastronômico foi lançada pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) em pleno Dia Nacional da Cachaça, celebrado em 13 de setembro. Em um evento realizado em Campo Alegre, representantes de cinco engenhos do Agreste alagoano apresentaram seus produtos para agentes de viagens e jornalistas com o objetivo de promover a Rota da Cachaça.
Rota da Cachaça é lançada em Campo Alegre
Os cerca de 70 convidados conheceram os produtos dos engenhos Caraçuípe, Coração da Mata, Gogó da Ema, Brejo dos Bois e Taverna, além de experimentarem um cardápio exclusivo assinado pelo chef Serginho Jucá. No cardápio, além de drinks com a iguaria genuinamente brasileira, cada prato preparado continha uma das cachaças alagoanas.
Rota da Cachaça é lançada em Campo Alegre
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o evento marca mais uma conquista no fortalecimento da interiorização do turismo. “Nossas praias já são nacional e internacionalmente conhecidas e são as principais propulsoras do turismo em Alagoas. Além de fomentar o turismo de sol e mar, trabalhamos para mostrar que o nosso potencial vai muito além disso. Milhares de turistas investem todos os anos em passeios por vinícolas no Brasil e no mundo, então por que não fomentar o turismo gastronômico pelos nossos engenhos?”, ressaltou a secretária.
A nova opção do Destino Alagoas é oferecida por dezenas de agências de viagens alagoanas, mas também pode ser realizada de forma independente, agendando as visitas diretamente com os engenhos. Os diversos pacotes oferecidos pelas empresas turísticas podem ser no formato de “excursão bate-volta”, saindo da capital, como também passeios completos, com hospedagens em hotéis da região.
A expectativa de Setur é que, com a proximidade da região metropolitana de Maceió, turistas que estão na capital ou em municípios turísticos vizinhos como Marechal Deodoro e Barra de São Miguel possam experimentar cada vez mais esta nova experiência do Destino Alagoas.
A ROTA DA CACHAÇA
Entre as fábricas que podem ser visitadas na região do Agreste estão o Engenho Caraçuípe, Cachaçaria Brejo dos Bois, Cachaçaria Coração da Mata, Cachaçaria Gogó da Ema e a Taverna Beer – uma fábrica de cerveja que passou a produzir cachaças recentemente. Além das produtoras de cachaça, os passeios podem incluir outros empreendimentos da região, como o Engenho do Queijo, o Empório Alegre e vários outros restaurantes dos municípios do agreste.
Rota da Cachaça é lançada em Campo Alegre