Freguesia foi elevada a cidade em 18 de junho de 1864

O escritor Ernande Bezerra resgatou, em um trabalho histórico, a origem e a importância do Rio São Miguel, considerado um dos marcos iniciais da colonização portuguesa no Brasil e um dos símbolos culturais de Alagoas.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Rio São Miguel 524 anos - São Miguel dos Campos 161 anos
De acordo com a história, o rio foi descoberto em 29 de setembro de 1501, durante a expedição comandada por André Gonçalves Coelho e Américo Vespúcio, enviada por Dom Manoel, rei de Portugal.

A data coincidiu com o dia de São Miguel Arcanjo no calendário católico, o que inspirou a escolha do nome. Para os povos indígenas Caetés, primeiros habitantes da região, o rio era conhecido como Sinimby.
Pesquisas indicam que o Rio São Miguel foi o primeiro rio brasileiro oficialmente registrado pelos exploradores portugueses, antecedendo até mesmo o São Francisco, descoberto dias depois. Suas margens, inicialmente cobertas por densas matas de pau-brasil, se tornaram fundamentais para o desenvolvimento econômico da região.

Ao longo dos séculos, o rio foi palco de histórias, lendas e desenvolvimento. Entre elas, a célebre “Lenda da Volta da Tacha”, que fala de um suposto tesouro escondido em suas águas. Além disso, o rio já foi navegável, utilizado para o transporte de açúcar entre São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro, com destino à Europa.
Hoje, apesar de enfrentar problemas ambientais causados por esgotos domésticos, resíduos industriais e uso de agrotóxicos, o rio ainda representa a principal bacia hidrográfica do município de São Miguel dos Campos e mantém papel central na identidade cultural da região.
Neste dia – 29 de setembro 2025 o Rio completa 524 anos de sua descoberta e junto com município, comemora 161 anos de Emancipação Política – de quando foi elevado a cidade em 18 de junho de 1864.
“O Rio São Miguel é mais do que um curso d’água: é memória, é história e é símbolo de um povo”, destacou Ernande Bezerra.

Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com