Remédios contra pressão alta devem ser tomados antes de dormir

COMPARTILHE !!
Por: Array / Diário da Saúde  Data: 01/11/2019 às 08:45
Imagem: Bigstock

Mudanças no estilo de vida reduzem a necessidade de remédio para hipertensão. Mas simplesmente mudar o horário de tomar o remédio é algo muito mais fácil de implementar.

Pessoas com pressão alta que tomam todos os seus medicamentos anti-hipertensivos de uma só vez na hora de dormir têm uma pressão arterial melhor controlada e um risco significativamente menor de morte ou doença causada por problemas cardíacos ou vasculares.

Isso em comparação com aqueles que tomam seus remédios de manhã, que tem sido a prática mais adotada mundialmente.

Esta é a principal conclusão de um ensaio clínico de largo espectro, chamado “Ensaio Cronoterápico Hygia”, a maior investigação já realizada sobre o efeito da hora do dia em que as pessoas tomam seus medicamentos anti-hipertensivos.

Foram randomizados 19.084 pacientes para tomar seus comprimidos ao acordar ou na hora de dormir. Todos foram acompanhados por um longo período de tempo – uma média de mais de seis anos – durante os quais a pressão arterial ambulatorial dos pacientes foi monitorada durante 48 horas pelo menos uma vez por ano.

Tome o remédio e durma tranquilo
Os pacientes que tomaram seus medicamentos na hora de dormir apresentaram quase metade do risco (redução de 45%) de morrer ou sofrer ataques cardíacos, infarto do miocárdio, acidente-vascular-cerebral, insuficiência cardíaca ou exigir um procedimento para desbloquear artérias estreitadas (revascularização coronariana), em comparação com os pacientes que tomaram a medicação ao acordar.

Os pesquisadores ajustaram suas análises para levar em consideração fatores que poderiam afetar os resultados, como idade, sexo, diabetes tipo 2, doença renal, tabagismo e níveis de colesterol.

Quando os dados individuais foram analisados, os resultados na mudança de horário do medicamento mostraram-se ainda mais promissores: o risco de morte por problemas cardíacos ou nos vasos sanguíneos foi reduzido em 66%, o risco de infarto do miocárdio foi reduzido em 44%, a revascularização coronária em 40%, a insuficiência cardíaca em 42% e o acidente vascular cerebral em 49%.

Que horário devo tomar remédio para hipertensão?
“As diretrizes atuais sobre o tratamento da hipertensão não mencionam nem recomendam nenhum horário de tratamento preferido. A ingestão matinal tem sido a recomendação mais comum pelos médicos, com base no objetivo enganoso de reduzir os níveis da pressão arterial matinal.

“No entanto, o Projeto Hygia relatou anteriormente que a pressão arterial sistólica média quando uma pessoa está dormindo é a indicação mais significativa e independente do risco de doença cardiovascular, independentemente das medições da pressão arterial realizadas enquanto você está acordado ou quando visita um médico. Além disso, não existem estudos mostrando que o tratamento da hipertensão pela manhã melhore a redução do risco de doença cardiovascular.

“Os resultados deste estudo mostram que os pacientes que tomam rotineiramente seus medicamentos anti-hipertensivos na hora de dormir, ao contrário de quando acordam, têm pressão arterial melhor controlada e, mais importante, um risco significativamente menor de morte ou doença cardíaca e problemas nos vasos sanguíneos,” resumiu o professor Ramón Hermida, da Universidade de Vigo, na Espanha, um dos coordenadores do ensaio.