Encontro teve como objetivo apresentar as mudanças e avanços do serviço no Estado
O Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência (RUE), instituído pela Portaria Sesau 3.730 de 9 de maio de 2023, realizou uma reunião com todas as coordenações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na última terça-feira. O encontro, que ocorreu na Central Maceió, no bairro Farol, teve como objetivo apresentar as mudanças e avanços do serviço no Estado.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Rede de Urgência e Emergência avalia melhorias no Samu em reunião estratégica
O RUE busca articular e integrar os equipamentos de saúde, visando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários do Samu em situações de urgência e emergência, sempre de forma ágil e oportuna.
O gerente da RUE, médico Rodrigo Nicácio, destacou a importância do Samu na rede de urgência. “Nosso cenário mudou significativamente: temos viaturas novas, motolâncias, equipes capacitadas, suporte aeromédico e uma Central de Regulação de Urgência (CRU) unificada com o Corpo de Bombeiros, atuando com excelência pelo programa Salva Mais”, afirmou.
Beatriz Santana, enfermeira e coordenadora-geral do Samu Maceió, apresentou os coordenadores e detalhou os serviços oferecidos para a I Macrorregião de Maceió. “Estamos em uma era de mudanças significativas e nos reunimos para melhorar ainda mais. Atualmente, todas as nossas Bases Descentralizadas estão 100% cobertas, temos cinco USAs, motolâncias e, em breve, aumentaremos nossa frota, além de investir cada vez mais na capacitação de nossas equipes”, explicou.
A coronel Elaine Monteiro, coordenadora do Programa Salva Mais, ressaltou a oportunidade que os técnicos têm na atual gestão para analisar cenários, especialmente no serviço pré-hospitalar. “A integração entre o Samu e o Corpo de Bombeiros, através do Programa Salva Mais, trouxe ainda mais qualidade no atendimento aos alagoanos”, afirmou.
Após a reunião, os coordenadores das áreas médicas, de enfermagem, logística, recursos humanos e do Núcleo de Educação Permanente (NEP) apresentaram seus resumos. Em seguida, visitaram a CRU para conhecer na prática o funcionamento da regulação do Programa Salva Mais.