Receita Federal alerta sobre golpe de restituição imediata do Imposto de Renda

COMPARTILHE
Por: Olhar Digital  Data: 03/03/2022 às 15:25
Fonte de Imagem: pixabay

Mais um golpe na praça exige a atenção das pessoas. Nesta quinta-feira (3), a Receita Federal alertou os contribuintes sobre uma tentativa de golpe, envolvendo a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O órgão pede que os cidadãos tenham cuidado com e-mails recebidos.

Segundo o Fisco, os golpistas tentam lesar os contribuintes usando informações a respeito dos valores. “As comunicações da Receita Federal não possuem links de acesso por e-mail. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov.br ou por certificado digital”, informou em nota o Ministério da Economia.

Esse tipo de golpe não é nenhuma novidade. Agora, porém, os criminosos tentam chamar a atenção dos contribuintes com uma mensagem cujo assunto diz “Saque Imediato”. No e-mail, eles disponibilizam um link malicioso, chamado “Baixar Chave de Acesso”. É importante frisar: não acesse o site!

Na próxima segunda-feira (7), a Receita Federal vai disponibilizar o Programa Gerador da Declaração (PGD). Com o programa inicia-se também a entrega da Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de 2022. Os contribuintes brasileiros têm até o dia 29 de abril, às 23h59, para entregar o documento.

A Receita Federal espera que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas. Do total, a estimativa é de que 60% terão valor a restituir. Este ano, o órgão oferece a opção da declaração pré-preenchida em larga escala. Para isso, as pessoas precisam autenticar pela conta Gov.br.