Qual o impacto das redes sociais em seu negócio

COMPARTILHE
Por: Divulgação  Data: 13/02/2021 às 06:31
Fonte de Imagem: Pixabay

A internet tem cada vez mais importância na vida das pessoas. Todos os dias milhares de novas contas são feitas em redes sociais e as pessoas consomem outros milhões de conteúdos diferentes sobre temas variados.

Com isso, todos os tipos de negócios precisam estar presentes no maior canal de comunicação entre pessoas e empresas do mundo.

O impacto gerado pelas redes sociais no seu negócio pode ser muito positivo caso você saiba trabalhar as suas plataformas da maneira correta. Além de fortalecer a sua marca onde as pessoas mais dão atenção ultimamente, você ainda cria bons vínculos com clientes e potenciais clientes.

Abaixo nós vamos discutir um pouco mais sobre o impacto das redes sociais no seu negócio e te dar algumas dicas para você trabalhar melhor com o social media da sua empresa e receber os benefícios desses resultados.

Uma grande vitrine para o seu negócio 

Pode-se dizer que a internet é uma grande vitrine para o seu negócio, uma vez que lá você tem a possibilidade de alcançar um público muito importante para a sua marca que jamais estaria disponível para conhecer sua empresa no mundo físico. O alcance que as redes sociais tem é muito grande, especialmente para aqueles que sabem trabalhar seu engajamento.

Essa vitrine possibilita que pessoas até mesmo de fora da sua cidade conheçam o seu negócio. Quantas vezes você mesmo já não conheceu empresas incríveis que nem imaginava que existiam por conta da internet e das redes sociais?

Muitas vezes fazemos o mesmo caminho para o trabalho ou para a casa de familiares e amigos, o que não nos permite conhecer um negócio que abriu na rua de baixo. Mas a internet está aí para mudar isso, pois existem diversas formas de otimizar este alcance para que você atinja o público certo e nós falaremos disso mais abaixo.

Democratização do acesso aos recursos

As redes sociais são gratuitas para todos, inclusive empresas. O mesmo acontece com alguns recursos, como a possibilidade de marcar seus produtos, compartilhar seus contatos e ter uma relação mais direta com o seu cliente. Por isso, mesmo que o seu negócio seja pequeno, você pode se beneficiar da presença nas redes sociais por desfrutar dos mesmos recursos disponíveis para empresas maiores.

Algumas coisas podem ser pagas, como o aumento do tráfego e publicações patrocinadas. Ainda assim, o recurso está disponível para todos e possui um custo muito acessível para que empresas pequenas consigam atingir um público maior. 

Logicamente, quanto mais a sua empresa cresce, maior serão suas campanhas, mas é preciso levar em conta que o tamanho do investimento pode ser proporcional ao seu crescimento, te dando retorno antes de surgir a necessidade de se investir mais e mais.

Meio de comunicação mais utilizado atualmente

Hoje em dia a atenção está quase toda nas redes sociais. Se estamos vendo televisão, estamos com o celular na mão, se estamos dirigindo, mesmo que não seja permitido, acabamos olhando o celular entre um momento e outro. 

Sabe aquele outdoor que você passou quando estava no carro? Seja motorista ou passageiro, pode ser que você nem tenha prestado atenção no que se trata, pois estava respondendo uma mensagem ou curtindo uma foto.

Não podemos negar que a internet e principalmente as redes sociais tomam muito tempo da nossa atenção. Mesmo nos períodos em que você está muito ocupado, entre uma tarefa e outra, você pode ter gastado o equivalente a meia hora do seu dia nas redes sociais. 

Por isso, é importante estar presente nas redes sociais, que é para aonde a atenção das pessoas está voltada. Se você quiser disputar essa atenção e colocar a sua marca em evidência, este é o caminho.

Benefício do benchmarking 

O benchmarking é o processo em que a empresa avalia o mercado em comparação com os seus concorrentes. Isso ajuda o empreendedor a entender as necessidades do mercado e como outras empresas estão lidando com isso. Todo este processo é importantíssimo para que uma empresa melhore suas práticas ao longo do tempo.

As redes sociais são ótimas para que se faça esse monitoramento, ajudando a entender melhor o que está funcionando em cada setor, quais as inovações presentes no mercado e como isso pode ser implementado em seu negócio. 

Como melhorar sua exposição nas redes sociais

Agora que você já viu o impacto causado pelas redes sociais, precisa aprender a se expor melhor online, ir além do e-mail profissional e usar a internet a favor do seu negócio. Veja algumas dicas a seguir.

Trabalhe o tráfego orgânico

O tráfego orgânico é trabalhado com bom conteúdo e engajamento. Você precisa de seguidores em suas redes, mas precisa de pessoas que estão dispostas a comentar, te mandar mensagens e curtir o conteúdo que você posta para que ele chegue a mais pessoas.

Por isso, é muito importante trabalhar o tráfego orgânico para dar mais força e poder às suas redes sociais. Boa parte dessa tarefa é criar conteúdo de qualidade e que seja compartilhável, além de estar sempre presente nas discussões geradas, respondendo comentários e interagindo com seus seguidores. 

Invista em tráfego pago

O tráfego pago vai te dar alcance. Com ele você tem a oportunidade de investir dinheiro para que o seu conteúdo chegue a mais pessoas, para que sua marca seja conhecida por mais gente. Ele também pode te ajudar a promover links externos, como o site da sua empresa.

Se você ainda não tem um site, pode começar a providenciar. Além da possibilidade da criação do e-mail profissional personalizado, você ainda tem uma plataforma própria para segurar a sua audiência com as suas próprias regras, algo que as redes sociais não podem fazer por você. 

Faça um curso básico para redes sociais

Mesmo que você não seja o profissional de social media da sua empresa, é sempre interessante conhecer um pouco mais sobre marketing digital e gerenciamento de redes sociais. Felizmente, existem muitos conteúdos e cursos gratuitos para você saber mais sobre o assunto.

Peça ajuda de profissionais quando necessário

Se julgar necessário, contrate alguém para te ajudar a cuidar suas redes sociais do seu negócio. Você pode gastar muito pouco por mês para ter a sua rede gerenciada por profissionais que saberão como trabalhar melhor o conteúdo da sua empresa.

Aproveite os recursos disponíveis 

Não deixe de utilizar os recursos disponíveis na rede. O Instagram e Facebook, por exemplo, possuem marketplaces para você divulgar produtos, além da possibilidade de criação de guias, stories, filtros, lives, enquetes e muito mais. Tudo isso ajuda no engajamento da sua conta nas redes sociais, parte importante do processo.

Quem está de fora, está perdendo

Nós chegamos em um ponto em que a internet não é mais uma inovação. O e-mail profissional, o site, a loja virtual, o blog e as redes sociais fazem total diferença nos resultados de um negócio, mesmo que ele seja exclusivamente físico. 

O marketing digital está aí para oferecer a oportunidade para mais empresas fortalecerem suas marcas e competirem de igual para igual até mesmo com as grandes empresas. Por isso, investir nas redes sociais do seu negócio se tornou algo absolutamente necessário. 

Gostou de saber mais sobre o impacto das redes sociais no seu negócio? O que você acha mais importante sobre este assunto e tudo que foi falado? Deixe o seu comentário com a resposta e compartilhe este post com seus amigos empreendedores em suas redes sociais.