Uma nutrição correta, ou seja, uma alimentação balanceada ajuda a evitar alguns sintomas indesejados no nosso organismo e também no corpo, quando é feita a prática de exercícios físicos.
Combinar a alimentação com o exercício físico é um fator fundamental para garantir um bom resultado. Por este motivo, ela deve ser equilibrada e completa, permitindo que o corpo realize todas as suas funções adequadamente. Para elaborar um plano alimentar para um indivíduo praticante de exercícios físicos, deve ser levado em conta diversos fatores, sabendo que, não é algo que deve ser feito de qualquer jeito, pois pode prejudicar o indivíduo de diversas maneiras.
Quais os benefícios de ter uma alimentação equilibrada para a prática de exercícios físicos?
- Evita fadiga
- Otimiza o período de recuperação
- Diminui os riscos de lesões
- Proporciona um treino seguro
- Garante a correta reposição de energia
- Perca de peso saudavelmente
- Melhora sua rotina alimentar
- Reduz medidas, que pode ser considerado um bom diagnóstico para sua saúde.
Por outro lado, não atingir as demandas nutricionais adequadas ou suficientes para o treino, pode prejudicar a recuperação pós – treino, assim comprometendo a saúde dos indivíduos. Por isso, é indispensável o acompanhamento de um nutricionista, pois o mesmo irá avaliar quais nutrientes deverão ser inseridos na alimentação do praticante, de forma que ele alcance o objetivo desejado.
Sendo assim, na elaboração de um plano alimentar para um desportista é levado em conta vários fatores como, rotina do treino, os tipos de exercícios físicos, os hábitos alimentares, o histórico familiar de doenças entre outros.