A partir de agora, quem inserir um chip em um celular furtado ou roubado receberá um aviso sobre a situação irregular do aparelho.
Esta é uma nova funcionalidade do programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O sistema deve entrar em operação nos próximos 90 dias.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Programa Celular Seguro vai avisar compradores de celulares roubados
O objetivo do programa é ajudar na recuperação de celulares roubados, utilizando um sistema de rastreamento.
De acordo com Manoel Carlos, secretário-executivo do Ministério da Justiça, o programa incluirá um ‘botão de recuperação’, que permite à vítima bloquear a linha telefônica e os aplicativos financeiros do celular roubado.
O número de registro único do aparelho (IMEI), será adicionado ao cadastro nacional de telefones furtados e roubados.
Ainda segundo o MJ, quando alguém tenta usar um celular roubado com uma nova linha, as empresas de telefonia informam a localização do aparelho e quem está usando a nova linha.
Se o aparelho possuir um registro de furto ou roubo, a pessoa que estiver com o celular será chamada à delegacia. Quem não devolver o celular poderá responder pelo crime de receptação.
O programa Celular Seguro foi lançado em dezembro do ano passado e já conta com mais de 2 milhões de usuários cadastrados. O sistema permite o bloqueio de linhas, dispositivos e aplicativos digitais para vítimas de furto, roubo ou perda.
Para registrar seu aparelho acesse o site celularseguro.mj.gov.br, ou por aplicativo de celular, usando o login do site gov.br.