Programa Bate Coração chega a 100 angioplastias em seu quinto mês de atuação

Por: Redação / Com Ascom Sesau  Data: 12/08/2024 às 08:00

Procedimento é vital para restaurar o fluxo sanguíneo ao coração

Programa Bate Coração chega a 100 angioplastias em seu quinto mês de atuação
Programa Bate Coração chega a 100 angioplastias em seu quinto mês de atuação (Imagem: Ascom Sesau)

Em apenas cinco meses de atuação, o Programa Bate Coração, implantado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) em Alagoas, tem se destacado como uma referência na melhoria do tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Um dos marcos significativos alcançados foi a realização de 100 angioplastias primárias em casos de infarto com supra. 

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Programa Bate Coração chega a 100 angioplastias em seu quinto mês de atuação

Esse procedimento é vital para restaurar o fluxo sanguíneo ao coração e minimizar danos ao músculo cardíaco. Entre os beneficiados está o professor Felipe Paulino, de 36 anos, que teve um infarto logo ao acordar. Encaminhado para o Hospital do Coração Alagoano, depois de ser assistido em sua cidade natal, em União dos Palmares. 

“Eu sou extremamente grato pelo Bate Coração. Tenho consciência que, se hoje estou vivo é devido a existência desta rede de assistência a pessoas com infarto, que interliga as unidades de saúde em prol de tratar da população”, disse o professor Felipe Paulino, que realizou cateterismo, angioplastia e colocou um stent no Hospital do Coração Alagoano.

O diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, enfatiza que o Bate Coração disponibiliza informações relevantes, em tempo real, para os profissionais de saúde. “Essas informações abrangem, desde os primeiros sinais do IAM, até o acompanhamento pós-tratamento, facilitando a coordenação entre as unidades de saúde. Essa abordagem integrada tem sido crucial para oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, resultando em melhores desfechos clínicos”, ressaltou.

O Programa Bate Coração tem como objetivo principal reduzir o tempo-resposta no atendimento a casos de infarto, aprimorando a qualidade do tratamento e garantindo um suporte especializado à população. Para Carlos Humberto, médico cardiologista responsável pela regulação do programa, o foco central do Bate Coração é a redução da morbimortalidade associada ao infarto. 

“O investimento em tecnologia e capacitação das equipes médicas tem sido um pilar fundamental da gestão estadual de saúde em Alagoas. O Bate Coração representa uma evolução no atendimento cardiovascular. O sucesso do Programa reflete o comprometimento da gestão estadual com a saúde pública e a inovação”, salientou.

Programa Bate Coração chega a 100 angioplastias em seu quinto mês de atuação