Principais sintomas fĂ­sicos e mentais da abstinĂȘncia de nicotina

Por: Noticias ao Minuto  Data: 23/10/2021 Ă s 06:57

A sĂ­ndrome de abstinĂȘncia de nicotina provoca inĂșmeros sintomas nos ex-fumantes. Contudo, explica um artigo publicado no portal Melhor Com SaĂșde, esses efeitos colaterais variam em intensidade dependendo da pessoa.

O fato da nicotina ser uma droga muito viciante faz com que o hormĂŽnio conhecido como dopamina seja liberado no cĂ©rebro – este hormĂŽnio Ă© responsĂĄvel por aumentar a sensação de prazer e bem-estar. E como tal, o organismo reage negativa e violentamente Ă  ausĂȘncia da droga.

Ainda assim, a sĂ­ndrome de abstinĂȘncia de nicotina nĂŁo representa qualquer risco para a saĂșde. Estima-se que os sintomas associados Ă  condição afetam atĂ© 85% dos ex-fumantes. 

Os sintomas desta sĂ­ndrome variam, mas, sem dĂșvida alguma, o mais comum Ă© a vontade de fumar que pode surgir na presença de mĂșltiplos estĂ­mulos, como por exemplo ver outra pessoa fumar, ou inclusive sem uma causa aparente.

Os principais sintomas da sĂ­ndrome de abstinĂȘncia da nicotina sĂŁo os seguintes, de acordo com o portal Melhor Com SaĂșde:

Sintomas fĂ­sicos

Aumento do apetite
Tosse
Boca seca
Dor de cabeça
Tontura
Fadiga
Coriza (inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo)
Dor de garganta, na lĂ­ngua ou gengivas
Sensação de aperto no peito
Ganho de peso
FrequĂȘncia cardĂ­aca mais lenta ou bradicardia
Obstipação
HipotensĂŁo

Sintomas mentais

Ansiedade, inquietação e irritabilidade
Dificuldade em se concentrar
InsĂŽnia e dificuldade para dormir bem
Raiva e frustração
DepressĂŁo
DesĂąnimo
Mau humor

Os sintomas da sĂ­ndrome de abstinĂȘncia da nicotina normalmente duram de 4 a 12 semanas e surgem nas primeiras 12 a 24 horas apĂłs parar de fumar. 

Os especialistas explicam que a fase mais critica sĂŁo as primeiras duas a trĂȘs semanas de cessação tabĂĄgica. Sendo que os sintomas começam gradualmente a desaparecer e, com o tempo o indivĂ­duo aprende a controlar o desejo de fumar.