Prefeitura de São Miguel dos Campos entrega mais ruas revitalizadas no Centro

COMPARTILHE
Por: Array / Assessoria com Historiador miguelense Ernande Bezzera  Data: 27/12/2019 às 14:40
Fonte de Imagem: Reprodução

Na próxima segunda-feira (30), a Prefeitura de São Miguel dos Campos, entrega, as 19h, mais uma localidade totalmente revitalizada. É a antiga Rua do Cabaré, atualmente denominada de Rua André Bastos, além de outras quatro ruas em seu entorno. Todas elas foram pavimentadas e esse conjunto de ruas que se interligam pode-se denominar atualmente de Comunidade André Bastos. E não é só isso; as casas ganharam pinturas nas fachadas; uma praça foi construída – Praça do Pitu – toda comunidade agora tem iluminação de LED.

Em 2017, com recursos próprios, o município já havia feito a pavimentação asfáltica da Avenida Francisco Soares Palmeira, da Igreja Batista até o mercado, passando pela Praça da Santa Casa de Misericórdia. Esse trecho também cruza a Rua André Bastos.

“Há muito que queríamos revitalizar aquele local. Começamos há um tempo, com pequenos reparos nas calçadas e galerias de águas das chuvas e algumas pinturas de casas. Fechamos com cimento portas de casas desocupadas, em situação de abandono, para evitar uso de drogas dentro delas. Também fizemos reparos em algumas casas”, lembra o prefeito Pedro Ricardo Jatobá (Pedoca).

O prefeito informa ainda que a pavimentação asfáltica realizada recentemente, de todas as cinco ruas da localidade, em parceria com o Estado, já estava prevista e dentro do cronograma da prefeitura. “Era preciso oferecer mais qualidade de vida para aqueles moradores, esquecidos há muito tempo por gestões passadas. Essa localidade é antiga e faz parte da história de São Miguel”, avaliou.

Rua André Bastos e Rua do Cabaré
André Bastos era irmão de Noêmia Bastos e pai do Louro André; foi vereador na gestão do Prefeito Armando Soares (1955/1958). Durante este período ele assumiu a prefeitura de São Miguel dos Campos por um mês, quando Armando Soares candidatou-se a Deputado Estadual.

André Bastos (esq), Noêmia Bastos (centro) e ‘Seu Daniel’

Já a Rua do Cabaré era tido como um ponto de referência para os jovens miguelenses. Quando acabava a sessão do antigo cinema Cine Fox, a rapaziada saía em grupo para esta localidade, onde existiam vários bares tradicionais, podendo-se destacar o Bar da Salú, Bar da Isa, Bar do Duval, Bar do Jóia, Bar da Idir e tantos outros.

O lugar mais procurado na época era o tiosco do Sr. Daniel, com seu caldo de cana, sua misturada e seu jogo de baralho. Mas a maior atração da rua é o ‘Banho do Pitu’ e a lenda do Menino do Caju. Mas isso já é uma outra história.