Programa foi desenvolvido nas oito unidades escolares de Anos Iniciais do município

Em novembro de 2024, o município de São Miguel dos Campos foi contemplado com o Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC) para os municípios que desenvolveram ações inovadoras e competentes para alfabetizar suas crianças até o final do 2º ano. Após 3 meses, nesta segunda-feira (10), ocorreu a cerimônia de premiação, em Brasília (DF), e o prefeito George Clemente acompanhado do secretário de Educação, Álvaro Leiva, participou da celebração.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Prefeito George Clemente recebe prêmio pela conquista do Selo Ouro Nacional Compromisso com a Alfabetização do MEC
São Miguel dos Campos aderiu ao Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para desenvolver ações que garantam o direito à alfabetização das crianças, cujo objetivo é alfabetizar 100% delas até o final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação. O Programa busca, ainda, garantir a recomposição das aprendizagens com foco na alfabetização dos estudantes matriculados no 3º, 4º e 5º ano.
“Fomos agraciados com o Selo Ouro, um reconhecimento de grande importância para o nosso município. Este selo reflete o compromisso e o trabalho dedicado de toda a equipe da Secretaria de Educação, sob a liderança do secretário Álvaro Leiva, em promover a alfabetização de qualidade para nossas crianças. Ele é o resultado de um esforço conjunto para garantir que todos os alunos tenham as melhores condições para iniciar sua trajetória escolar com o pé direito, com a base sólida da leitura e da escrita. Esse prêmio é de todos nós!”, declarou o prefeito.
“O Selo Ouro é um reconhecimento do esforço coletivo dos professores, articuladores, gestores, coordenadores, estudantes, famílias e administração municipal que juntos estão unindo forças para que tenhamos sempre a oferta de uma educação que busca garantir a alfabetização de nossas crianças na idade certa! Mais uma vez, obrigado pela confiança e apoio prefeito George! Parabéns e muito obrigado a todos vocês!” disse o secretário municipal de Educação, Álvaro Leiva.
No Art. 205 da Constituição Brasileira diz que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

PROGRAMA COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA
Desenhado de forma colaborativa entre representantes dos estados e municípios, o Programa está sistematizado em cinco eixos: Gestão e governança, Formação, Infraestrutura física e pedagógica, Reconhecimento de boas práticas e Sistemas de Avaliação.
A adesão da instituição à Criança Alfabetizada se estabelece, principalmente, pela sua convergência com as bases epistemológicas do Programa, sobretudo, no que se refere à formação continuada dos professores e à alfabetização.
As premissas do Criança Alfabetizada estão pautadas na compreensão social e multidimensional da alfabetização, concebida como um processo crítico e construtivo, necessitando de diálogos diversos comcomunidades, territórios e cultura que precisam estar contemplados no processo de Alfabetização.
O Programa foi desenvolvido nas oito unidades escolares de Anos Iniciais do município que conta com o apoio da 2ª GEE (Gerência Especial de Educação).
São ofertadas em Regime de Colaboração pelo governo do estado as formações para as articuladoras municipais e multiplicadas, que por sua vez replicam para as professoras de 1º e 2º ano. Essas formações objetivam fortalecer a parceria entre Estado e Município na perspectiva de garantir os direitos de aprendizagens das crianças do município.
A Secretaria Municipal de Educação, através da criação do programa próprio de alfabetização (PAP) Programa de Alfabetização Plena, subsidia assistentes de alfabetização para auxiliar as professoras alfabetizadoras no processo de alfabetização e letramento, como também garante o material didático-pedagógico que dar suporte as propostas de atividadesdesenvolvidas nas unidades escolares.
Em parceria com entes estaduais e federais o município tem avançado significativamente nas duas últimas edições da fluência leitora e nos resultados das avaliações CNCA realizadas em âmbito nacional.
O resultado mais recente dá conta que 74% das crianças miguelenses já estão alfabetizadas quando em 2022, apenas 9% liam fluentemente.