Não há nada de sobrenatural em suar um pouco depois de sair de um banho fervendo. Porém, as coisas começam a ficar um pouco chatas quando as gotas de suor continuam a cair mesmo depois de você já ter se secado com a toalha. Transpirar logo após ter lavado cabelo e pele pode fazer você se sentir sujo de novo e criar um grande incômodo.
Mas por que isso acontece? A boa notícia é que esse processo inteiro é bem comum e pode ser prevenido de certas formas. Então, vamos entender mais sobre esse assunto e descobrir quais são as melhores soluções para permanecermos completamente secos após uma bela ducha.
Alta temperatura
Antes de qualquer coisa, precisamos entender que o suor pós-banho é fruto da existência de calor residual. Se você é acostumado com banhos muito quentes, a água quente continuará grudando em seu cabelo e pele até mesmo depois de você já ter fechado a torneira.
Em determinada temperatura, essas gotículas de água fervendo possuem o mesmo potencial para te fazer suar do que a água que escorre do chuveiro. Instintivamente, secar-se parece ser a melhor solução, mas na maioria dos casos só aumenta ainda mais a temperatura corporal e provoca mais sudorese.
A fricção do tecido em sua pele gera calor extra e, se a toalha acabou de sair da secadora, você se sentirá ainda mais quente. Combinado com a humidade do banheiro, essa se torna a receita perfeita para que o suor apareça e continue te incomodando por mais alguns minutos.
Resfriando o corpo
A melhor maneira para continuar com o corpo limpo logo após o banho quente é reservar um tempo para que ele se resfrie sozinho. Experimente diminuir a temperatura da água por alguns instantes antes de sair do banho, o que já será de grande ajuda para que sua pele não sofra tanto com o calor depois.
Permanecer debaixo da água morna por alguns instantes já será de grande ajuda para se livrar das gotículas de água fervendo e ajustar o termostato do seu corpo. Além disso, ligar o exaustor do banheiro ou deixar uma fresta aberta para o ar circular pode ser uma ótima medida para diminuir a temperatura e umidade do ambiente.
Se você adotar todas essas medidas, provavelmente tomará banhos muito mais refrescantes daqui para a frente e não terá mais que se incomodar com essas perturbantes gotas de suor.