Um policial militar foi flagrado empinando uma moto da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em alta velocidade na Asa Norte. A gravação foi feita na via W4, na altura da quadra 705, em frente ao bloco G, e se foi publicada na internet nesta terça-feira (28).
Pelas imagens é possível ver um motorista dirigindo com o celular na mão, gravando um policial à sua frente, enquanto outro PM passa ao lado do carro empinando a moto. A manobra foi feita próximo a uma faixa de pedestres.
Os dois homens que aparecem no vídeo são do Batalhão de Motopatrulhamento da PMDF. Em nota, a corporação respondeu que não compactua com a conduta no vídeo. “Ações como essa não devem acontecer”.
No entanto, o comando informou que a moto é de um modelo antigo, “quase não utilizado pela PMDF”. “Portanto, pode tratar-se de um vídeo passado. O fato já está sendo devidamente apurado”.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir motocicleta fazendo malabarismo, ou equilibrando a moto em apenas uma roda, é infração gravíssima. A punição é de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, a multa é de R$ 293 e o condutor ainda tem o direito de pilotar suspenso.
O motorista que gravou o vídeo também cometeu uma infração gravíssima, por fazer o vídeo enquanto dirigia. Segundo o código de trânsito, a multa também é de R$ 293, com sete pontos na CNH.
A comerciante Gabriela Coelho, que trabalha próximo ao local do flagra, diz que a imprudência de motoristas na via W4 é recorrente. “Eu sinto que eles ficam muito confortáveis nessa via, para fazer as infrações”, afirma.
Os moradores também se preocupam com possíveis acidentes graves. Segundo a estudante Larissa Lopes, o local tem grande circulação de pessoas.
“Aqui passa idoso, animal de estimação, criança. Aqui ao lado tem uma escola. Vira e mexe tem passeios aqui. Querendo ou não, o risco é muito grande”, diz a estudante.