Terror da comunidade era um suposto fantasma que aparecia à meia-noite

O poeta e escritor Ernande Bezerra de Moura tem se dedicado a preservar e valorizar as tradições orais de São Miguel dos Campos, por meio de suas produções literárias.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Poeta resgata folclore do 'Padre Sem Cabeça' em São Miguel dos Campos
Um de seus mais recentes trabalhos, publicados em redes sociais, traz à tona uma das histórias mais conhecidas e temidas da cidade: a lenda do Padre Sem Cabeça.
O conto, intitulado “A Lenda do Padre Sem Cabeça da Cidade de São Miguel dos Campos”, resgata uma narrativa popular que se passa no Beco do Quebra Negro, um antigo e sombrio caminho conhecido por sua atmosfera assustadora nas décadas passadas — especialmente nos anos 1960, período em que não havia iluminação pública, o mato tomava conta e os relatos de aparições assustavam os moradores.
Segundo a história contada por Ernande, o terror da comunidade era um suposto fantasma de um padre decapitado que aparecia à meia-noite. Porém, a verdade veio à tona quando o então Coronel Floriano e sua equipe de policiais decidiram enfrentar a assombração. Ao prenderem a figura misteriosa, descobriram que se tratava de um homem comum usando um capote que cobria completamente a cabeça.
O motivo por trás do disfarce era surpreendente: o homem mantinha um caso amoroso com uma mulher casada que trabalhava na antiga Fábrica Vera Cruz e usava o traje para esconder sua identidade durante os encontros noturnos.
A narrativa, além de recuperar uma memória coletiva do município, carrega uma importante mensagem sobre como as aparências podem enganar — e como o folclore urbano se forma a partir de medos, segredos e imaginação popular.
Com sua escrita envolvente e compromisso com a cultura regional, Ernande Bezerra se destaca como guardião das histórias que marcaram gerações em São Miguel dos Campos. Seu trabalho reforça o papel da literatura na preservação da identidade cultural e no fortalecimento da memória histórica local.
A lenda foi divulgada por Ernande Bezerra de Moura, Membro da Academia Maceioense de Letras e da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas. Bezerra é guia do Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes, na Casa da Cultura São Miguel dos Campos.

Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com