Ícone do site AlagoasWeb

PIS/Pasep vai começar a ser liberado este mês; veja quem tem direito ao abono

AlagoasWeb/Arq

Os trabalhadores formais do setor público e do setor privado poderão sacar os abonos salariais a partir deste mês. Depois de serem adiados no ano passado, agora o PIS/Pasep de 2021 e de 2022 serão pagos ao mesmo tempo. Ou seja, será possível sacar até 2 salários mínimos.

O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que administra os dois benefícios, anunciou o início do pagamento para janeiro. Antes, o PIS/Pasep começava a ser pago no segundo semestre de um ano e terminava no primeiro semestre do ano seguinte.

Publicidade

Mas através de uma resolução aprovada em junho de 2021 pelo conselho, o esquema de pagamento foi alterado e o repasse dos abonos referentes a 2020 foi adiado. A mudança foi para atender às regras fiscais e seguiu recomendação da CGU (Controladoria-Geral da União).

O Ministério do Trabalho informou que o calendário de pagamentos será divulgado a partir do dia 15, quando ocorrerá uma reunião do Codefat. A expectativa é que os repasses sejam feitos de acordo com o mês de aniversário do trabalhador e que sejam completados até dezembro.

Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Os abonos salariais PIS e Pasep são voltados aos trabalhadores com carteira assinada. Quem é MEI, por exemplo, não recebe. Enquanto o PIS é pago para trabalhadores do setor privado, o Pasep é voltado para os servidores públicos:

Qual o valor do PIS/Pasep?

O valor a que o trabalhador tem direito varia de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base, podendo ser de no máximo um salário mínimo (R$ 1.212 atualmente). Confira como funciona:

Como sacar o PIS/Pasep?

O PIS é pago por meio da Caixa Econômica Federal. Quem é correntista desse banco receberá o abono diretamente na conta-corrente. Para os demais, é possível ir até uma agência da Caixa com documento de identidade no dia do pagamento ou sacar em qualquer caixa eletrônico ou lotérica com o Cartão Cidadão.

Já o Pasep é pago pelo Banco do Brasil. Os beneficiários podem comparecer a uma agência desse banco no dia do pagamento com documento de identidade. Se já forem correntistas, o dinheiro cai diretamente na conta.

Sair da versão mobile