Peixe é visto nadando sem parte do corpo

COMPARTILHE
Por: Olhar Digital  Data: 31/08/2022 às 14:14
Fonte de Imagem: Reprodução

O vídeo de um peixe nadando sem parte de seu corpo viralizou nos últimos dias. O flagra postado no fórum Reddit chamou a atenção por mostrar o animal sem aproximadamente 1/4 do corpo, que parece ter sido resultado da mordida de um predador maior. Apesar do enorme dano, o peixe parece nadar normalmente.

Não demorou muito para que internautas começassem a especular como isso foi possível. Muitos disseram que ele provavelmente estaria com seus órgãos intactos e que a mordida não afetou partes vitais de seu corpo, já outros disseram que o peixe estava com seus dias contados.

Mas afinal, um peixe pode nadar sem partes de seu corpo?
Apesar de bizarro, flagrantes como esse não são exatamente incomuns. Vários peixes decepados já foram flagrados vivendo sua vida “normal” no oceano ou em aquários. Apesar de não haver um contexto muito grande para o vídeo postado no fórum, já existem algumas explicações pelo o que pode ter acontecido com o animal.

“Uma massa simétrica de tecido adiposo e muscular que não controla nenhum movimento real e é minimamente vascularizada existe no plano ventral, dando um amortecedor para que as mordidas ventrais não sejam fatais”, explicou um usuário identificado como biólogo no Reddit. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Edimburgo em parceria com o Instituto Roslin, realizou uma série de testes com sensores do cérebro de peixes para defender a teoria de que esses animais não sentem dor. O resultado indica que sim, os peixes podem sentir dor, mas a intensidade varia de acordo com o local afetado e o tipo de lesão.

peixe
Peixe nadando sem parte do corpo (Imagem: Reddit)