Passageiros de um voo da Coreia do Sul passaram por um momento de tensĆ£o nesta sexta-feira, 26. Isso porque por volta das 12h45 (00h45 em BrasĆlia), um homem, de 33 anos, abriu a porta de emergĆŖncia da aeronave enquanto ela estava no ar, informou a companhia aĆ©rea Asiana Airlines, acrescentando que a aterrissagem, apesar de ter sido realizada com a porta aberta, aconteceu com seguranƧa, mas alguns passageiros tiveram dificuldades respiratĆ³rias depois da abertura inesperada da porta e alguns foram levados para o hospital, mas ninguĆ©m ficou gravemente ferido.
A agĆŖncia de notĆcias Yonhap afirmou que nove pessoas foram hospitalizadas e que āo passageiro foi entregue Ć polĆcia e estĆ” sendo interrogadoā, de acordo com a Asiana. Quase 200 passageiros estavam no Airbus A321-200 com destino ao Aeroporto Internacional de Daegu, a 240 km de Seul. O caso aconteceu quando o aviĆ£o estava a 200 metros do solo.
Um passageiro que estava sentado perto da saĆda de emergĆŖncia āabriu a porta manualmente ao tocar a alavancaā, afirmou um representante da empresa sul-coreana.
Segundo a agĆŖncia Yonhap, quando o suspeito tentou puxar a alavanca da porta de saĆda, os comissĆ”rios de bordo nĆ£o conseguiram detĆŖ-lo porque o aviĆ£o estava prestes a pousar. Ela tambĆ©m informou as autoridades disseram que o homem, que viajava soziho, nĆ£o estava bĆŖbado no momento da detenĆ§Ć£o, mas permaneceu de boca fechada sobre o motivo.
A Yonhap publicou um vĆdeo do incidente, que mostra o momento em que a porta Ć© aberta em pleno voo e o vento afeta os passageiros.