Panela de pressão elétrica é mais segura que a convencional? Entenda em 6 pontos

Panela de pressão elétrica é mais segura que a convencional? Entenda em 6 pontos (imagem: Danilo Berti/Canaltech)

As panelas de pressão elétricas são bem convenientes quando o assunto é tornar a vida na cozinha mais prática. Mas suas vantagens vão bem além disso. Elas também são boas aliadas em relação à segurança e, além da praticidade, também trazem mais proteção contra acidentes.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Panela de pressão elétrica é mais segura que a convencional? Entenda em 6 pontos

Nesse texto, separamos alguns pontos em que um modelo elétrico é mais seguro e vantajoso do que um tradicional. 

1 - Controle automático de pressão 

As panelas de pressão tradicionais, aquelas que você coloca no fogão, não têm controle automático: ao atingir determinada temperatura, elas mantêm o vapor acumulado até que a válvula seja liberada.

Já os modelos elétricos contam com sensores internos que regulam esse processo de forma automática, e aumentam a segurança durante o uso.

2 - Menos risco de explosão 

As panelas elétricas são bem mais seguras por contarem com mais mecanismos de proteção durante o uso. Geralmente, elas possuem duas ou até mais válvulas de segurança que regulam seu funcionamento para evitar acidentes.

Já os modelos tradicionais possuem, geralmente, apenas uma na parte superior, com acionamento manual. 

É possível encontrar panelas de pressão comuns com mais dispositivos de segurança, mas elas são consideravelmente mais caras que as simples.

3 - Só abrem quando liberam toda a pressão

Tentar abrir uma panela de pressão à força ou usar subterfúgios para forçar a abertura — como colocar embaixo de água corrente — são causas comuns de acidentes com panelas tradicionais. 

Panelas de pressão elétrica contam com mecanismos e sensores para evitar acidentes (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Os modelos elétricos oferecem mais segurança nesse sentido ao bloquear completamente a abertura da tampa enquanto houver pressão interna. 

Assim, elas só podem ser abertas quando, de fato, todos os sensores identificam que é seguro. 

4 - Desligamento automático

Outro risco grande de acidentes acontece quando a panela funciona além do tempo necessário, ou seja, quando o usuário a deixa no fogo por tempo excessivo. 

Panelas de pressão tradicionais, mesmo as mais completas, não têm nenhum tipo de controle contra isso. Em contraponto, a maioria das elétricas oferecem desligamento automático. 

Assim, quando o alimento fica pronto — ou depois de um tempo determinado pelo usuário — elas são desativadas automaticamente e diminuem o risco de acidentes.

5 - Alertas de funcionamento 

Panelas de pressão elétrica contam com alertas sonoros ou visuais para indicar um erro de funcionamento (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Outro ponto que melhora tanto a usabilidade quanto a segurança são os alertas sonoros ou visuais da panela elétrica. Eles são úteis para avisar ao usuário se a tampa está mal encaixada, se há erros no funcionamento ou qualquer outro problema.

Já as tradicionais não contam com isso, e um problema comum é panela não pegar pressão porque a vedação não está adequada. Isso também ajuda a evitar acidentes, como vazamento de água.

6 - Sem riscos de vazamentos ou jatos

As panelas de pressão elétricas contam com uma câmara interna isolada, que mantém a área com pressão separada.

Assim, caso haja a necessidade de liberação do vapor, ela faz isso por zonas mais seguras, sem espirrar jatos de água quente pela tampa, como pode acontecer com panelas convencionais. 


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com


               

Sair da versão mobile