Pagamento do Vale-gás começa a ser liberado dia 18 de janeiro

COMPARTILHE
Por: Jornal Contabil  Data: 27/12/2021 às 13:48
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arq

De acordo com o calendário do Auxílio Brasil, o pagamento do vale-gás vai começar em 18 de janeiro de 2022. O valor do benefício será de R$ 52 para quem tem o 1 como final de Número de Inscrição Social (NIS). Em 31 de janeiro, o pagamento será destinado para quem tem NIS terminado em 0.

Para 100 mil famílias que moram em cidades de Minas Gerais e Bahia, que foram afetadas pelas chuvas, o benefício foi antecipado do vale-gás. Para recebimento do auxílio é necessário utilizar o cartão e senha para saque do Auxílio Brasil, cujo aplicativo ajuda a consultar a disponibilidade do benefício.

Prioridade para Minas Gerais e Bahia

O governo federal começará a pagar hoje, dia 27 de dezembro, o auxílio gás para famílias de 100 municípios atingidos por chuvas intensas neste mês. A expectativa é que o benefício seja repassado a mais de 108 mil famílias em todo o país.

Terão direito ao repasse pessoas de cidades dos estados de Bahia e Minas Gerais que decretaram calamidade em razão dos impactos dos temporais que atingiram os municípios nas últimas semanas.

O auxílio gás foi aprovado em outubro e sancionado em novembro. O programa tem previsão para durar 5 anos e irá conceder pagamentos bimestrais, de modo que cada cota será no valor de, ao menos, 50% sob o preço médio do botijão de gás de 13 kg. 

Quem tem direito ao vale-gás?

Tem direito a receber o vale-gás apenas as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 550). 

Além disso, também podem receber o vale-gás as famílias que tenham pessoas que morem no mesmo domicílio e receba benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC, que prevê um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem a família.

Quando será liberado o benefício?

O pagamento é liberado de acordo com número final do NIS. Confira a seguir as datas para o mês de janeiro:

118/jan
219/jan
320/jan
421/jan
522/jan
623/jan
724/jan
825/jan
926/jan
1027/jan