Pacote Office: PowerPoint, Word e Excel e suas funcionalidades

Nos dias de hoje, é nítida a importância de programas disponibilizados pela Microsoft contidos dentro do Microsoft Office. Afinal de contas, é improvável encontrar usuários que utilizem qualquer editor de planilhas que não seja o Excel, ou até mesmo um programa de apresentações que não seja o PowerPoint. Levando em consideração a importância deste pacote no mundo corporativo e acadêmico hoje em dia, neste artigo iremos discorrer um pouco mais sobre o Microsoft Excel, o PowerPoint e o Microsoft Word.  Também iremos ver algumas das funcionalidades de cada programa, por exemplo: como fazer um sumário no Word, como utilizar fórmulas no Excel ou até como alinhar imagens no Microsoft PowerPoint. Microsoft PowerPoint e apresentações

COMPARTILHE
Por: Divulgação  Data: 29/06/2021 às 11:31
Fonte de Imagem: Ilustração

Nos dias de hoje, é nítida a importância de programas disponibilizados pela Microsoft contidos dentro do Microsoft Office. Afinal de contas, é improvável encontrar usuários que utilizem qualquer editor de planilhas que não seja o Excel, ou até mesmo um programa de apresentações que não seja o PowerPoint.

Levando em consideração a importância deste pacote no mundo corporativo e acadêmico hoje em dia, neste artigo iremos discorrer um pouco mais sobre o Microsoft Excel, o PowerPoint e o Microsoft Word. 

Também iremos ver algumas das funcionalidades de cada programa, por exemplo: como fazer um sumário no Word, como utilizar fórmulas no Excel ou até como alinhar imagens no Microsoft PowerPoint.

Microsoft PowerPoint e apresentações

Como dito no início deste artigo, o Microsoft PowerPoint é o programa mais utilizado pelos usuários quando o objetivo é a apresentação de algum tópico em forma de slides.

Mas como o Microsoft PowerPoint funciona e quais funcionalidades podem me ajudar no programa?

O PowerPoint é ótimo para apresentações divididas em tópicos que irão traçar uma linha de raciocínio contínua. Grande exemplo disso são apresentações corporativas e também apresentações de artigos e trabalhos acadêmicos em universidades.

Uma das funcionalidades mais atraentes do programa são os marcadores de alinhamento entre imagens, caixas de texto e outros elementos adicionados ao slide.

Na imagem acima é possível ver como o PowerPoint pode alinhar e centralizar diferentes caixas de texto ou imagens em relação ao centro do slide. Essa função é essencial para realização de apresentações estéticas e bem estruturadas.

Microsoft Word, edição e criação de textos

Já, quanto a criação de textos e edição de artigos, ao lado do Google Docs, o programa mais utilizado para esta funcionalidade é o Microsoft Word e existem várias funcionalidades em ambos os programas que possibilitam qualidade e otimização na hora de escrever seus textos.

Uma das possibilidade que o Google Docs e o Microsoft Word trazem junto consigo é a opção de selecionar fatores estruturais do texto, como por exemplo:

  • Espaçamento entre as linhas do texto
  • Distância de cada margem da página
  • Tamanho da página
  • Adição de listas e tabelas
  • Hyperlinks e destaques no texto

Essas funções destes dois programas fazem com que ambos sejam os mais utilizados dentro do mundo acadêmico, pois estas edições permitem que o texto em questão se adeque aos formatos da ABNT para elaboração de textos científicos.

Na imagem acima, por exemplo, podemos ver em destaque a opção de justificar todo o texto, fazendo assim com que o alinhamento do texto seja ideal para apresentação de trabalhos.

Ainda no Microsoft Word, há a opção de se fazer um sumário, resumindo brevemente as informações de seu artigo ou projeto. Para fazer um sumário no Word, basta acessar a guia Referências e selecionar algum dos modelos de Sumários nesta guia.

Planilhas, dados e Microsoft Excel

O último programa do artigo de hoje e talvez o mais trabalhoso dentre todos eles é o Microsoft Excel. 

Muitas pessoas têm um certo receio ou dificuldade em utilizar o programa devido à seu caráter voltado para a montagem de planilhas e análise de dados. 

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que o Excel possui diversas fórmulas matemáticas que podem auxiliar de maneira rápida e simples na criação de sua planilha ou na sua análise de dados.

Na tabela abaixo, podemos ver algumas das fórmulas mais utilizadas no Microsoft Excel e a funcionalidade de cada uma delas.

FÓRMULAFUNÇÃO
=SOMASoma das células A1 e A2
=MÉDIA(A1;A2)Média entre as células A1 e A2
=MÁXIMO(A1:A10)Maior valor dentro do intervalo A1-A10
=MÍNIMOMenor valor das células em questão
=SOMASESoma entre células com alguma condição específica

Um ponto essencial a se ressaltar nas fórmulas do Excel, também, é a diferença entre os dois pontos e o ponto e vírgula. 

Como podemos ver nas fórmulas 2 e 3, existe uma diferença significativa entre as duas representações. Quando temos duas células dentro do parênteses separadas por ponto e vírgula, apenas as duas células serão inseridas na fórmula.

Já, quanto temos duas células dentro do parênteses separadas por dois pontos, todo o intervalo entre as células em questão será inserido na fórmula.

Por exemplo: =SOMA(A1;A2) é uma função que remete a soma entre os valores contidos apenas nas células A1 e A2. 

No entanto, a função =SOMA(A1:A3) é uma função que irá remeter à soma das células A1, A2 e A3. Ou seja, todo o intervalo entre as células contidas no parênteses.

Conclusão

Todos os programas do pacote Microsoft Office são de extrema importância para o mundo corporativo e também para o mundo acadêmico, nos dias de hoje. 

Logo, o domínio das funcionalidades básicas de cada um dos programas citados no artigo é um pré-requisito para quem pretende ingressar em uma universidade, por exemplo, ou até no mercado de trabalho!