O pacote do carro popular, assunto do momento no mercado automobilĂstico nacional, pode sofrer ajustes que podem incluir incentivos para a renovação da frota de caminhões. Esse assunto está sendo discutido pelos ministĂ©rios da Fazenda e do Desenvolvimento, IndĂşstria, ComĂ©rcio e Serviços (MDIC) e já foi apresentado ao presidente Lula. A ideia Ă© aproveitar o anĂşncio de redução de impostos para carros populares para tambĂ©m divulgar esse incentivo aos caminhões.
O que Haddad disse sobre o pacote do carro popular incentivar caminhões
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (1Âş) que o programa voltado para a indĂşstria automobilĂstica foi redesenhado, com a aprovação do presidente, e deve ser finalizado no máximo atĂ© a prĂłxima segunda-feira (5).
AlĂ©m da inclusĂŁo do incentivo aos caminhões, a equipe econĂ´mica busca tornar os critĂ©rios para a redução de impostos em carros populares mais claros, a fim de proporcionar maior previsibilidade em relação aos benefĂcios fiscais que serĂŁo concedidos e que precisarĂŁo ser compensados.
Como um gesto em direção Ă indĂşstria, o governo anunciou na semana passada que o pacote do carro popular terá benefĂcios fiscais para carros com valor de atĂ© R$ 120 mil, com base em trĂŞs critĂ©rios: eficiĂŞncia energĂ©tica, preço e conteĂşdo nacional. No entanto, ainda faltam detalhes sobre como ocorrerá a redução desses impostos, qual será o impacto na arrecadação e como a medida será compensada para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e nĂŁo comprometer a meta de redução do dĂ©ficit das contas pĂşblicas deste ano.