Uma mulher de 45 anos precisou de uma cirurgia de emergência, na quarta-feira (31), para retirar um tumor de aproximadamente 46 kg, no Rio de Janeiro. Ela procurou o atendimento por estar com falta de ar.
Por conta do tumor, a mulher, de 1,45 metros, estava pesando 150 kg, segundo o cirurgião geral, Glaucio Boechat, informou ao Extra.
“A paciente chegou em estado grave, com falta de ar extrema, não conseguia nem deitar. Ela tinha dificuldades até para falar”, relatou Boechat.
A paciente procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade por conta de falta de ar e dores no abdômen. Em seguida, foi transferida para o hospital, onde foi internada e já teve iniciado o procedimento cirúrgico. De acordo com Boechat, a cirurgia durou horas.
O cirurgião informou que ela já está lúcida, estável, está respirando sem a ajuda de aparelhos e se alimentando.
A família da paciente relatou à equipe médica que ela já estava com esse tumor há 5 anos. O caso ganhou destaque na cidade
“A gente opera muita coisa grave, esse hospital é referência para 14 municípios, mas esse tumor era muito grande. Um tumor desse tamanho, eu nunca vi”, contou Boechat ao portal.
Boechat explicou que como não acompanhou a paciente desde o início, não consegue confirmar a origem do tumor, mas acredita que tenha iniciado no útero.