O Ministério Público do Estado (MPAL), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) coordenam, nesta quarta-feira (26), uma operação integrada contra o tráfico de entorpecentes.
Denominada Desmonte, a ação cumpre 10 mandados de prisão e nove de busca e apreensão em bairros da parte alta de Maceió. Até o momento, seis pessoas foram presas.
As investigações foram realizadas pelo Gaeco em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e contou ainda com o apoio do Batalhão de Rotam e do Batalhão de Guardas (BPGd), ambos da Polícia Militar.
A ação visa desarticular uma organização criminosa que atuava também na prática de uso ilegal de arma de fogo nos bairros do Tabuleiro dos Martins e Cidade Universitária. Parte dos membros da orcrim ainda possuem envolvimento com furto de veículos.
Com base nas provas técnicas apresentadas, o Gaeco realizou a representação dos mandados, que foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
A operação Desmonte ganhou este nome porque visa desfazer o grupo criminoso por meio da interação das forças de segurança no combate ao crime organizado no estado de Alagoas.
Efetivo participante
Para dar cumprimento aos mandados judiciais expedidos, foram empregados policiais militares do Batalhão de Rotam, Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Operações Policiais Especias (Bope), bem como policiais civis do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), da Delegacia de Narcóticos (DNarc) e da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit). O Grupamento Aéreo da SSP também participa da operação.