O olho vermelho pode surgir por diferentes causas, além de estar acompanhado de vários outros sintomas, precisando de observação.
O olho vermelho costuma ser um indicativo comum de diferentes condições de saúde da visão. O nível de gravidade pode variar desde coceiras simples e cansaço até outras condições, como conjuntivite ou doenças mais graves.
Além da vermelhidão nos olhos, é comum que surjam outros sintomas em conjunto, como coceira e ardência, por exemplo. Em outros casos, aí pode haver influência direta na visão, com hipovisão ou fotofobia.
Quando a condição se manifesta de forma constante, é importante consultar um médico oftalmologista. Isso porque somente um exame será capaz de oferecer um diagnóstico preciso para evitar que o problema se desenvolva.
Tipos de olho vermelho
Mancha no olho: o olho pode não estar totalmente vermelho, mas com uma ou mais manchas que podem ter o tamanho de um ponto até uma marca maior. Costumam ser auto-limitadas e inofensivas, causas pela ruptura de vasos conjuntivais, mas podem representar algum outro tipo de problema.
Olho irritado: a irritação pode ser causada por várias condições, como conjuntivites alérgicas, bacterianas e virais, por exemplo. Além disso, o uso frequente de lentes de contato ou falta de lubrificação dos olhos também pode causar a irritação com vermelhidão.
Olho inchado: dependendo do motivo para o olho vermelho, ele também pode ficar muito inchado. Além disso, inflamações como as conjuntivites também podem trazer um pouco de dor e ardência na região.
Diagnóstico e tratamento de olho vermelho
Pelas diferentes manifestações, é possível perceber que o olho vermelho pode surgir com vários outros sintomas. Dessa maneira, é necessário observar todos eles para poder determinar uma causa e um tratamento adequado.
Caso a vermelhidão seja acompanhada de outros sinais, principalmente incluindo ardência, alteração na produção de lágrimas ou pus e sensibilidade à luz ou dores de cabeça, a necessidade de tratamento pode ser mais urgente.
Da mesma maneira, o tratamento vai depender da causa da condição. Conjuntivites bacterianas, alérgicas e virais, por exemplo, são tratadas cada uma à sua forma. O mesmo vale para a síndrome do olho seco e outras condições, que podem necessitar de colírios específicos, ou casos de manchas hemorrágicas, que podem ficar sem tratamentos.
É fundamental não fazer automedicação e só começar um tratamento a partir da indicação de um médico oftalmologista.
Principais causas para olho vermelho
Cansaço ocular
A vista cansada surge, geralmente, ao fim do dia. Hábitos como uso intenso e frequente de computador, por exemplo, podem promover o cansaço a partir da redução do movimento de piscar. O problema também pode surgir a partir de efeitos de miopia, hipermetropia e astigmatismo. A combinação dos dois fatores pode fazer o cansaço ocular ser ainda mais intenso, incluindo sensação de olhos ou cabeça pesados e com dores.
Tosse
Apesar de parecer não ter nada a ver com os olhos, a tosse pode provocar hemorragias sutis nos olhos, provocando manchas vermelhas nas veias. Isso acontece porque o aumento de pressão das veias cria as rupturas, especialmente em pessoas com fragilidade vascular.
O olho vermelho a partir de uma hemorragia provocada por posse pode parecer preocupante, mas geralmente não oferece riscos e desaparece depois de uma a duas semanas. No entanto, em casos raros a condição pode ser sintoma de hipertensão arterial, anemia, ou alteração da coagulação do sangue.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma das inflamações mais comuns do olho, podendo ter origem infeciosa (bactérias, vírus, fungos ou protozoários) ou não infeciosa (alergia, mecânica, química ou radiação). Todas as variações deixam o olho vermelho, podendo estar associada a vários outros sintomas, como maior produção de remela, irritação, inchaço e dores nos olhos.
Blefarite
A blefarite é causada por infecções ou alergias relacionados à colonização das pálpebras por bactérias. Além dos olhos vermelhos, a condição também pode desenvolver outros sintomas, incluindo conjuntivite e olho seco, por exemplo.
Olho seco
A síndrome do olho seco é uma das principais causas de olho vermelho. Ela surge por cona de alterações nas camadas do filme lacrimal, o que gera má lubrificação dos olhos e consequentes agressões e irritações ao órgão. Fatores ambientais também podem agravar a condição, como exposição prolongada ao ar condicionado, uso frequente de telas, ter mais de 50 anos e fazer uso de medicamentos específicos, incluindo alguns anti-histamínicos e antidepressivos, por exemplo.