Gordura atinge ponto de decomposição e libera radicais livres
Muita gente acaba deixando aquela panela com gordura guardada no forno para depois usar de novo. Todo mundo conhece alguém que faz isso. Agora, especialistas alertam que esse hábito de reaproveitar óleo de fritura representa um grande risco à saúde.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Óleo de Fritura: reutilizar ou não? especialistas desvendam os perigos do reaproveitamento
Quando reutilizado, a gordura atinge ponto de decomposição e libera radicais livres e subprodutos não voláteis que podem causar danos às células e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer e outras doenças crônicas.
Outras pesquisas também indicam que o reaproveitamento do óleo pode levar ao envelhecimento celular, problemas imunológicos, artrite, catarata e dificuldades na absorção de nutrientes pelo organismo.
Produz substâncias prejudiciais à saúde
Um dos principais problemas do óleo reaproveitado é a formação da substância tóxica chamada acroleína, como explica Elton Bicalho, vice-presidente Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (Rio de Janeiro e Espírito Santo).
Ela pode causar uma série de sintomas desagradáveis, como dor de cabeça, náusea, vômito e diarreia, além de aumentar o risco de câncer e doenças inflamatórias do intestino.
Além disso, o óleo reutilizado forma compostos parcialmente hidrogenados, como os ácidos graxos trans, que são prejudiciais à saúde e contribuem para o aumento do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos no sangue.
Qual óleo usar?
Diante desses riscos, surge a pergunta: qual é o melhor óleo para usar na cozinha?
O azeite é amplamente recomendado por especialistas devido à composição rica em gorduras saudáveis e antioxidantes, que auxiliam na prevenção de diversas doenças.
No entanto, por conta do ponto de fusão, ele se torna menos indicado para frituras.
Para frituras, os de canola e soja são mais indicados
O óleo de coco, apesar de estar em alta atualmente, gera controvérsias devido ao alto teor de gordura saturada.
Já o óleo de canola é uma opção interessante por possuir baixo teor de gordura saturada e auxiliar na redução do colesterol total e melhorar a sensibilidade à insulina.
Segundo Elton, o óleo de soja e canola são mais indicados para fritura por apresentarem pontos de fusão mais altos e, portanto, demorarem mais para se decompor em subprodutos.
E se eu resolver usar a gordura de novo?
Em casos em que o óleo de fritura tenha sido reaproveitado, dá pra adotar estratégias para minimizar os danos à saúde.
Uma delas é aumentar a ingestão de fibras para ajudar na eliminação dos resíduos nocivos do organismo.
Além disso, é importante estar atento aos sinais de que o óleo está queimado e não deve mais ser utilizado, como a presença de fumaça e mudança na cor.
Descarte correto
Para o descarte correto do óleo usado, é recomendado armazená-lo em recipientes fechados e evitar despejá-lo em ralos ou pias, já que seu descarte inadequado pode causar impactos ambientais negativos.
Empresas especializadas na coleta de resíduos podem ser acionadas para dar o destino correto a esse material.