Ícone do site AlagoasWeb

O vencedor leva… tudo?!

Reprodução

O mundo está em completa atenção para o dia de três de novembro de 2020. É nessa data que a mais importante nação do mundo – Estado Unidos da América – finalmente põe em teste a onda conservadora que banhou o cenário nacional e internacional. O resultado da eleição americana vai refletir direta e indiretamente nos próximos passos à seres seguidos pela Direita Conservadora (inclusive no Brasil!). Porém, a formato da eleição por lá é um tanto diferente e complexa.

Em 2016, Trump (Republicano) recebeu menos votos do que a então candidata a presidente Hillary (Democrata), quase 3 milhões de votos a menos do que Clinton. O formato “o vencedor leva tudo” é um formato desejado também por uma parte da população brasileira, onde cada estado tem sua importância no pleito diferenciada. Ou seja, a votação de estado da Costa Leste pode ter um peso maior do que a de um estado da Costa Oeste.

Publicidade

Mas essa eleição não é uma eleição comum. Donald Trump é além do Presidente dos Estados Unidos, um símbolo. Um líder para outras personalidades e políticos, inclusive no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro considera Trump um amigo e uma referência em ideologia.

As Eleições Americanas sempre foram referência para a Política Interna e Externa, com isso, tem um papel importantíssimo para os reflexos aqui no Brasil. Fiquemos atentos para possíveis mudanças de postura tanto do nosso presidente como das relações internacionais.

Sair da versão mobile