O software antivirus que geralmente encontramos na web para usar em nossos laptop’s não costumam ter uma boa proteção quando estão na assinatura gratuita. Isso pode gerar um problema para a sua máquina.
Além disso, o software livre geralmente não tem a tecnologia necessária para se proteger contra as ameaças mais recentes no ciberespaço, e comprar uma licença premium e usá-la pode custar realmente caro.
Muitas pessoas tentam piratear um software, mas aí estão violando os termos da licença poderão receber multas pesadas se você for auditado pela própria empresa do antivirus.
Agora, se você decidir que proteger os dados de sua máquina pessoal ou de su empresa é importante, então vai precisar comprar uma solução antivírus (AV) pessoal ou empresarial que pode protegê-lo contra o máximo de ameaças possível. Como você seleciona o software adequado ao seu objetivo?
Aqui estão 6 etapas que você precisa realizar antes de selecionar o software antivírus certo para sua máquina.
Primeiro, verifique quais sistemas você tem
Você está usando o Microsoft Windows ou Apple Macbooks ou ambos? A maioria dos softwares antivírus oferecem suporte ao ambiente Windows.
Se você estiver executando Apple MacBooks ou sistemas operacionais Linux, será necessário verificar novamente com o fornecedor se eles oferecem suporte para eles.
Você também precisará verificar se ele é compatível com seus servidores. Uma minoria do software não é compatível com os sistemas operacionais do servidor. Verifique com o fornecedor do software antes de tomar uma decisão.
2. Ele protege seus sistemas?
Possui toda a proteção necessária à sua máquina? As ameaças de hoje são mais avançadas e sofisticadas. O antivírus baseado em assinatura não funcionará mais. Verifique se o software possui classificação de aplicativos, bloqueio de ameaças desconhecidas, controles de USB e filtragem da Web. Outra coisa importante é que você sempre use e constantamente conheça sobre as melhores VPN’s do mercado, pois isso pode aumentar ainda mais a proteção da sua máquina. As soluções apresentadas pelos anti virus são vastas, mas você deve escolher a mais completa, pois hoje em dia está realmente perigoso ficar com um computador desprotegido.
Perguntas importantes a se fazer na hora de encontrar o anti virus ideal é: quais as ações dessa marca contra as ameaças mais recentes? Ele tem listas de permissões de aplicativos? Controles USB? Filtragem da Web? É capaz de bloquear executáveis desconhecidos? Dentre outras.
3. Como está sua configuração de TI?
Todos os seus dispositivos estão baseados em um local ou espalhados por locais diferentes? Você precisa gerenciar todos eles de um local central? Como os sites estão conectados? Essas coisas afetarão o software Anti Virus que funcionará melhor para você.
Tradicionalmente, os servidores de software AV eram configurados localmente em seu escritório para distribuir as atualizações e gerenciar políticas. Em 2018, a maioria dos fornecedores de antivírus mudaram-se para a nuvem.
Ao usar um AV baseado em nuvem (Software As A Service ou SAAS), você não precisará de um servidor no local e também, o gerenciamento dos endpoints é muito mais fácil. Onde quer que seus sistemas estejam, eles obterão atualizações de software e atualizações de políticas, desde que estejam conectados à Internet. Estejam seus sistemas em um local ou em vários locais, eu diria que o software SAAS AV é a melhor abordagem.
Aqui estão algumas das nossas recomendações para SAAS AV sem ordem de prioridade:
- Panda AD360 Crowdstrike
- SentinelOne
- CarbonBlack
4. Verifique o desempenho dos PCs
O software AV é geralmente pesado, fazendo com que seus computadores funcionem mais lentamente e fazendo você temer as atualizações que parecem demorar uma eternidade para carregar, geralmente quando você está com pressa para sair de casa ou escritório! Eles exigem muitos recursos para executar ou fazer a varredura do PC.
Certifique-se de verificar o desempenho do software. Peça também ao fornecedor uma avaliação para ver como funciona no seu sistema. A maioria oferece um teste gratuito de 30 dias.
5. O pacote está completo?
Existem softwares no mercado que podem oferecer recursos adicionais como controles USB, filtragem da Web, digitalização de e-mail, gerenciamento de patches, análise forense, login remoto, etc …? Se estiver usando e-mails e PCs, você precisará manter os e-mails limpos e os PCs atualizados.
Você precisará desses recursos se seus usuários estiverem espalhados por vários locais, pode estar usando uma ferramenta de login remoto para ajudá-los. Você já pode estar usando algumas outras ferramentas como Mimecast, Everycloud, WSUS, PDQ Deploy, Logmein e Teamviewer. Pode ser uma boa ideia consolidá-los. Isso vai lhe poupar tempo e dinheiro.
A maioria das pequenas empresas geralmente não tem uma solução de gerenciamento de patches e, portanto, pode ser uma boa ideia. Você precisará do gerenciamento de patches para manter seus sistemas atualizados com as últimas atualizações, patches e hotfixes. Uma boa solução de gerenciamento de patches permitirá que o administrador veja todos os patches disponíveis, escolha quais patches aplicar e quais reter.
6. Há suporte pós-venda disponível?
Quem dá suporte ao software depois de implantado? O suporte está incluído no preço que você pagou? Se você procura um AV para sua empresa, e não tem uma equipe de TI interna ou externa, como no caso do uso de anti virus pessoal, então pode precisar entrar em contato com a equipe de suporte do fornecedor para gerenciar configurações de políticas personalizadas ou solucionar quaisquer problemas.
Também pode haver um problema com falsos positivos. Você precisará verificar se o suporte pós-venda está disponível, se está incluído no custo e se está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Conclusão
Assim, podemos concluir que os seus PCs tanto pessoal como empresarial só estarão protegidos de verdade se fizeres a escolha certa do anti virus. Temos certeza de que se você seguir nossas dicas fará a melhor escolha possível e evitará ter qualquer problema relacionado a invasão de terceiros aos seus arquivos e sistemas.
Se você gostou do nosso artigo, comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos.