O que fazer em caso de COVID-19

Por: Tua Saúde  Data: 03/02/2022 às 14:36

Saber o que fazer nos casos em que se tem COVID-19 ou se suspeita da infecção, é muito importante, não só para ficar atento na evolução da doença, mas também para tomar medidas que ajudem a evitar a transmissão do coronavírus para outras pessoas próximas, como familiares e amigos.

Dependendo da situação, o que é preciso fazer pode variar bastante, incluindo desde períodos de isolamento, até à necessidade de realizar testes frequentes ou apenas manter as medidas de prevenção normais, como utilizar máscara de proteção, lavar as mãos e manter o distanciamento social.

Se tem sintomas sugestivos de COVID-19, tem um teste positivo ou esteve em contato com alguém infectado, por favor selecione a sua situação para saber o que deve fazer:Qual a sua situação?

Medidas gerais contra a COVID-19

Independente se a pessoa está infectada, ou não, com COVID-19, existem algumas medidas gerais que ajudam a evitar a transmissão da infecção e que devem ser adotadas sempre que possível. Essas medidas incluem:

  • Utilizar a máscara de proteção individual, especialmente em lugares públicos e espaços fechados;
  • Manter o distanciamento social de, pelo menos, 1 metro;
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
  • Evitar tocar com aos mãos nos olhos, nariz ou boca;
  • Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, utilizando a dobra do cotovelo ou um lenço.

Além disso, no caso de existirem sintomas como dor de cabeça, tosse, dor de garganta ou cansaço é importante ficar em casa, já que esses podem ser um primeiro sinal da infecção por COVID-19.

É ainda aconselhada a vacinação contra a COVID-19, que além de diminuir o risco de contágio com o coronavírus, também reduz grandemente as chances de desenvolver uma infecção grave que possa colocar a vida em risco.

Quando fazer o teste de COVID-19

Os testes de COVID-19 normalmente estão indicados após o surgimento dos sintomas, como tosse, febre, dor de garganta ou cansaço, pois é o momento em que existe menos chances de um resultado falso-negativo.

Existem 3 tipos de teste COVID que podem ser feitos:

  • Autoteste: serve apenas de triagem e pode ser feito em casa, em poucos minutos, para verificar se os sintomas que se apresentam podem ser COVID-19. Este teste deve ser confirmado com um RT-PCR, não servindo de diagnóstico;
  • Teste rápido de antígeno: é recomendado após o surgimento de sintomas sugestivos de COVID-19 e pode ser feito em farmácias e laboratórios, fornecendo resultados em poucos minutos;
  • RT-PCR: deve ser feito entre o 3º e 7º dia após aparecimento dos sintomas e é considerado o teste padrão para o diagnóstico da COVID-19, servindo muitas vezes para confirmar o teste positivo dos outros métodos.

Um resultado negativo não garante que a pessoa não está infectada, já que, dependendo do dia em que foi feito, a carga viral no organismo pode ser muito baixa, não sendo detectada. Ao contrário, qualquer teste positivo deve ser entendido como sinal de infecção.

Quando começar a quarentena ou isolamento

A quarentena e o isolamento são duas medidas muito importantes para evitar a transmissão do vírus, dessa forma devem ser iniciados sempre que existe suspeita de infecção, seja pelo aparecimento de sintomas ou pelo contato próximo com outra pessoa infectada.

A quarentena está aconselhada para pessoas que não têm diagnóstico de COVID-19, mas que têm um risco aumentado de estarem infectadas, como acontece em pessoas que estiveram em contato com alguém infectado ou que apresentam sintomas sugestivos de COVID-19. Nestes casos, a recomendação é que seja feita uma quarentena de 10 a 14 dias, que deve ser iniciada no dia em que surgem os sintomas ou em que se esteve em contato com alguém positivo.

Já o isolamento é obrigatório e deve ser feito por todas as pessoas que apresentam um teste positivo para COVID-19. Deve ser iniciado imediatamente no dia do teste e mantido por até 5, 7 ou 10 dias, de acordo com o tipo de sintomas.

Para fazer a quarentena ou o isolamento é recomendado ficar em casa e não sair para lugares públicos. No caso de se viver com outras pessoas, deve-se fazer o isolamento num cômodo, utilizando as áreas comuns apenas quando necessário e utilizando máscara de proteção.