Com um recente aumento de casos em São Paulo, o norovírus tem despertado preocupação. Por isso, vale entender definitivamente: o que é norovírus, quais os sintomas e os tratamentos?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o norovírus como a causa mais comum de gastroenterite aguda. Estima-se que 685 milhões de casos de norovírus sejam vistos anualmente, incluindo 200 milhões de casos entre crianças menores de 5 anos.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
O que é norovírus e quais são os sintomas?
Conforme o relatório da OMS, o norovírus causa cerca de 200 mil mortes por ano, incluindo 50 mil mortes de crianças, impactando principalmente países de baixa renda.
O que é norovírus
De acordo com o CDC (órgão de saúde dos EUA), o norovírus às vezes é chamado de “gripe estomacal” ou “vírus estomacal”. No entanto, a doença do norovírus não está relacionada à gripe, que é causada pelo vírus influenza.
É possível contrair a doença muitas vezes na vida por haver muitos tipos diferentes de norovírus. A infecção com um tipo de norovírus pode não proteger contra outros tipos.
“É possível desenvolver proteção contra tipos específicos. Mas não se sabe exatamente quanto tempo dura a proteção. Isso pode explicar por que tantas pessoas de todas as idades são infectadas durante surtos de norovírus”, diz o CDC.
Quais são os sintomas do norovírus?
O CDC diz que uma pessoa geralmente desenvolve sintomas de 12 a 48 horas após ser exposta ao norovírus. Os sintomas são:
- Diarreia
- Vômito
- Náuseas
- Dor de estômago
- Febre
- Dor de cabeça
- Dores no corpo
- Desidratação
O CDC alerta que, como a pessoa diagnosticada com norovírus pode se sentir extremamente mal, e vomitar ou ter diarreia muitas vezes ao dia, isso pode levar à desidratação (perda de fluidos corporais), especialmente em crianças pequenas, adultos mais velhos e pessoas com outras doenças.
Os sintomas de desidratação incluem:
- Boca e garganta secas
- Sentindo tontura ao levantar
- Chorando com poucas ou nenhuma lágrima
- Sonolência ou agitação incomum
Riscos de contrair o norovírus
Se comidos crus, ostras e outros moluscos filtradores podem conter vírus e bactérias que podem causar doenças ou morte. “Qualquer pessoa que consuma moluscos crus corre o risco de contrair norovírus. Crianças menores de 5 anos, adultos mais velhos e pessoas com sistema imunológico enfraquecido têm maior probabilidade de desenvolver infecções graves”, diz o comunicado.
Tratamento para o norovírus
A maioria das pessoas com norovírus se recupera de um a três dias. Não há medicamento específico para tratar pessoas com doença de norovírus, e o CDC diz que “medicamentos antibióticos não ajudarão a tratar infecções de norovírus porque eles combatem bactérias, não vírus”.