Atividade física moderada supervisionada por um médico é benéfica para a saúde da mãe e do bebê

A nutricionista Mayara Martins mostrou que, com acompanhamento profissional e orientação médica, é possível manter uma rotina ativa durante a gestação. Mesmo grávida, ela não abriu mão dos treinos de cross, participou de corridas de rua e ainda conciliou o pilates até as últimas semanas antes do parto. Na última sexta-feira, dia 12, nasceu Helena, sua primeira filha, pesando 3,760 kg e cheia de saúde.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp 
Nutricionista mostra que exercício físico e gravidez podem caminhar juntos
Os mitos mais comuns sobre exercício e gravidez incluem a ideia de que se deve parar completamente de se exercitar, que não se pode levantar peso, que a prática pode causar parto prematuro ou aborto, e que exercícios são contraindicados para quem nunca se exercitou antes, sendo que a realidade é que a atividade física moderada supervisionada por um médico é benéfica para a saúde da mãe e do bebê, ajudando no controle do peso, na melhora do humor, no preparo para o parto e na redução de complicações.



Mayara contou que procurou ajuda de obstetras e especialistas em exercícios para gestantes logo no início da gravidez.
- Os três primeiros meses são determinantes para a formação do bebê, então busquei acompanhamento médico. Me surpreendi com o apoio que recebi. Como não tive desconfortos, pude continuar treinando — explicou.
No momento em que descobriu a gestação, Mayara estava em preparação para uma competição. Segundo ela, o impacto inicial deu lugar a uma nova fase de adaptação.
- Foi um susto, porque eu estava em treinos intensos, de alta carga, e não combinava com a ideia de uma gravidez tranquila. Mas, com o tempo, ajustamos os movimentos e reduzi a intensidade — lembrou.
O treinador Breno, do box Brabuz, acompanhou todo o processo.
- Ela já vinha em um bom ritmo. Fizemos apenas os ajustes de intensidade e carga, sempre com planejamento. O mais importante foi o atestado médico, que garantiu segurança em toda a prática — destacou.
Para Mayara, os treinos fizeram diferença na qualidade de vida ao longo dos nove meses.
- Eu já treinava diariamente e até duas vezes por dia. Isso tornou a gestação tranquila, sem enjoos, indisposição ou outros sintomas comuns. O exercício me deixou ainda mais disposta — contou.
Ansiosa nos últimos dias de espera, ela dizia estar pronta para conhecer Helena. Agora, já com a filha nos braços, a nutricionista acredita que sua dedicação ao esporte será um exemplo para a menina.
- Acho que ela vai se orgulhar. O exemplo arrasta. Quero criá-la nesse ambiente saudável, para que ela também queira ser ativa e cuidar do corpo.
Nutricionista mostra que exercício físico e gravidez podem caminhar juntos

Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com