Ícone do site AlagoasWeb

Novo sistema de videomonitoramento da Segurança Pública começa a funcionar em Alagoas

Cerca de 150 câmeras estão instaladas na capital, que também vai contar com dez totens; No interior, Arapiraca receberá serviço

Os alagoanos contam com mais duas ferramentas tecnológicas para a redução da criminalidade. Um dos recursos é o novo sistema de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que começou a operar com cerca de 150 câmeras instaladas em diversos bairros das partes alta e baixa de Maceió.

Publicidade
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Novo sistema de videomonitoramento da Segurança Pública começa a funcionar em Alagoas

Cada ponto de monitoramento conta com três ou quatro câmeras que, juntas, possibilitam uma cobertura de 360 graus durante 24 horas por dia e sete dias por semana. De acordo com o chefe do Centro Integrado Operacional de Segurança Pública, major Fernando Alencar, os equipamentos utilizam tecnologia de última geração.

“As câmeras poderão ser usadas com zoom ampliado, de excelente qualidade, e ainda estão habilitadas para fazer reconhecimento facial e, assim, ajudar também em situações de identificação de suspeitos em envolvimentos em crimes e de foragidos da Justiça. É um artifício que vai ajudar bastante nas investigações e cumprimento de mandados”, disse.

Algumas das câmeras estão fixadas em totens de segurança posicionados em locais estratégicos da capital. Com uma estrutura de sete metros de altura, os dispositivos possuem comunicação direta com a Polícia Militar, em situações de emergência. Segundo o major Alencar, os totens são equipados com um botão que permite o contato 24 horas por dia a partir de um simples acionamento.

“Cada um dos totens que estamos instalados tem essa possibilidade de facilitar o contato das pessoas com as forças de segurança. A partir do momento do acionamento do botão de pânico, as equipes que estarão monitorando acompanharão por imagem e também por voz o chamado, já que será possível a vítima ou o denunciante narrar o problema ou perigo, como se fosse uma ligação de vídeo para a nossa central. As equipes estão tecnicamente treinadas para o devido atendimento e encaminhamento ao coordenador do Copom e, consequentemente, às guarnições policiais”, afirmou o oficial.

Dos totens, que possuem o sistema de comunicação de alertas e câmeras de monitoramento e leitura de placas, dois já estão em funcionamento: no Marco dos Corais, na Ponta Verde, e no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. A orla da capital também vai contar com uma terceira estrutura na região da Praça Multieventos, na Pajuçara.

Os outros sete ficarão instalados nas proximidades do Maceió Shopping, em Mangabeiras; do Shopping Pátio Maceió, no Cidade Universitária; do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas; do Calçadão do Comércio, no Centro; da Escola Sesi, no Benedito Bentes; e das feirinhas do Tabuleiro do Martins e do Jacintinho.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, além de Maceió, Arapiraca também receberá o serviço do videomonitoramento. “A cidade do Agreste é o segundo maior município do estado e também vai receber o novo sistema de monitoramento através das câmeras de alta tecnologia dentro do maior pacote de investimentos que vem sendo feito pelo governador Paulo Dantas na área da Segurança Pública. Em Arapiraca, além das câmeras, também instalaremos um totem igual aos que estão sendo colocados na capital. A ideia é que no futuro possamos ampliar ainda mais o serviço em prol da população”, ressaltou.

O secretário também enalteceu que o novo sistema de videomonitoramento vai ajudar na integração das forças para a prestação de um serviço ainda mais ágil e eficiente. “Estaremos ainda mais atentos aos possíveis cometimentos de crimes para agir de maneira mais rápida e de forma mais conjunta. Essa integração se inicia com o apoio fundamental da população e claro com o trabalho conjunto da coordenação na central de videomonitoramento com as equipes que estão nas ruas, das guarnições do Programa Força Tarefa, da Polícia Militar, Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e também do Programa Ronda no Bairro, que pertence à Secretaria de Prevenção à Violência”, concluiu.

Sair da versão mobile