Nos Estados Unidos, cientistas da empresa de biotecnologia Novelna desenvolvem um novo exame de sangue, capaz de detectar até 18 tipos diferentes de câncer, com alta precisão, durante o estágio inicial. Nesta fase, as chances de cura do tumor são ainda maiores.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Novo exame de sangue detecta 18 tipos de câncer em fase inicial
Para identificar os casos precoces de câncer, o exame analisa a concentração de diferentes proteínas no plasma sanguíneo — a análise de uma única proteína, individualmente, demonstrou ser uma estratégia pouco eficaz nos testes, como aponta o estudo publicado na revista científica BMJ Oncology.
“Essas descobertas abrem caminho para um teste de rastreamento multicâncer, acessível e altamente preciso, que pode ser implementado para toda a população”, apontam os cientistas. No entanto, o exame ainda deve passar por mais testes, envolvendo grupos maiores e diversos, antes de chegar ao mercado.
Exame para rastrear câncer
Hoje, o câncer é responsável por uma a cada seis mortes em todo o mundo. Apesar da alta incidência, não existem estratégias amplamente disponíveis para a detecção precoce da maioria dos tumores sólidos. Em parte, isso se deve à existência de muitos tipos de cânceres.
Dessa forma, estratégias de diagnóstico precoce — antes dos primeiros sintomas ou indicativos da doença — só fariam sentido se conseguissem captar, simultaneamente, diferentes tipos de câncer. Esta é a aposta dos exames de sangue.
Inclusive, já existem exames de sangue como esse, disponíveis em algumas circunstâncias e por preços elevados. Só que eles ainda têm muitas desvantagens, como a baixa sensibilidade (precisão na detecção de pessoas com câncer) e especificidade (precisão na exclusão de pessoas sem tumores). Segundo os responsáveis pelo atual estudo, o novo exame de sangue pode ser um ponto de virada neste desafio.
Uma das curiosidades envolvendo o teste da Novelna é que as análises não são as mesmas para homens e mulheres. Durante os testes, eles descobriram que as variações na quantidade e nos tipos de proteínas oscilavam de acordo com o sexo.
Como é o exame de sangue?
Nesta primeira rodada de testes, os cientistas coletaram amostras de plasma de 440 pessoas diagnosticadas com um dos 18 tipos de câncer antes do tratamento, além de 44 amostras de doadores 100% saudáveis.
Segundo os autores, o exame de sangue identificou 93% dos casos de câncer no estágio 1 entre os homens e 84% dos cânceres entre as mulheres. Nestas circunstâncias, a especificidade foi de 99% e a sensibilidade de 90% nos homens. Para as mulheres, as mesmas porcentagens foram de 85% e 99%.
Entre os tipos de câncer que podem ser rastreados pelo exame, estão:
- Câncer de pâncreas;
- Câncer de pulmão;
- Câncer de mama;
- Câncer de ovário;
- Câncer de rins;
- Câncer de fígado;
- Câncer de tireoide;
- Câncer de cólon;
- Câncer de bexiga;
- Câncer de próstata.