Tributo passa a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de VÃtimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT)
Os proprietários de veÃculos no Brasil terão que retomar o pagamento do seguro obrigatório, conhecido anteriormente como DPVAT, a partir de 2025. A medida foi aprovada pelo Senado na noite da quarta-feira (8), com 41 votos a favor e 28 contra. Agora, o tributo passa a se chamar Seguro Obrigatório para Proteção de VÃtimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) e aguarda apenas a sanção do presidente Lula (PT) para se tornar lei.
Receba as notÃcias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Novo DPVAT: saiba o valor e como vai funcionar o novo imposto
Segundo o relator da proposta e lÃder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o SPVAT terá um custo estimado entre R$ 50 e R$ 60.
Anteriormente, o DPVAT era utilizado para indenizar vÃtimas de acidentes de trânsito e também financiar o Sistema Único de Saúde (SUS) e ações de educação e prevenção de acidentes através da Secretaria Nacional de Trânsito.
Algumas caracterÃsticas do novo imposto incluem:
O SPVAT abrangerá assistência médica e suplementar, como fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, órteses e próteses;
Também cobrirá despesas com serviços funerários e reabilitação profissional de vÃtimas que ficarem parcialmente inválidas. Os pedidos de indenização e a assinatura de documentos poderão ser feitos eletronicamente;