A renovação do Decreto Emergencial anunciada, na noite desta terça-feira (11), pelo governador Renan Filho, alterou o horário de funcionamento de bares, restaurantes, shoppings centers e lojas em galerias para as 21h – inclusive durante os fins de semana – já a partir da 0h desta quarta-feira (12). Outra novidade é a volta do funcionamento de cinemas, teatros, circos, museus e parques temáticos com 30% de ocupação, mas apenas a partir da próxima sexta-feira (14), e a ampliação do horário de circulação de pessoas das 21h para as 22h.
As novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus têm validade pelos próximos 15 dias – até lá Alagoas segue na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado – e foram estabelecidas após avaliação dos principais indicadores relativos à pandemia, como a redução na taxa de ocupação de leitos e a tendência de queda no número de óbitos por Covid-19.
“O Estado segue na Fase Vermelha, sobretudo porque ainda temos, mesmo em queda, um número de mortes semanal alto, mas com algumas flexibilizações e com a possibilidade de seguirmos avançando de fase mais adiante”, explicou o governador Renan Filho.
Com as mudanças, o estado restabelece o funcionamento do setor produtivo próximo à totalidade. “Os outros segmentos estão todos funcionando com público diminuído, mas com a possibilidade de, se continuar o ritmo de redução de morte, a gente seguir flexibilizando a economia, desde que as condições sanitárias permitam”, considerou o gestor.