Norovírius: O que é e como prevenir

COMPARTILHE
Por: Array / TPE  Data: 23/02/2019 às 09:30
Fonte de Imagem: Ilustração

Quem já viajou em navios de cruzeiro conhece uma ameaça de muito comum: o norovírus. Mesmo que você não tenha feito um cruzeiro, pode lembrar-se do caso de 2010, em Búzios, RJ, quando mais de 300 passageiros foram diagnosticados com norovírus. Por ser um ambiente relativamente confinado, o surto espalha-se rapidamente, mas não é a única ocasião em que pode acontecer.

Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, o vírus, que é transmitido através de água e alimentos contaminados, é um importante causador de gastroenterites não-bacterianas no Brasil. Diferentemente de outros vírus causadores de gastroenterites (como rotavírus, por exemplo), o norovírus afeta com maior frequência os adultos.

Segundo o chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz, José Paulo Gagliardi Leite, “Os norovírus hoje são um problema mundial, por sua rápida transmissão e difícil controle.” Um exemplo disso é que estudos descobriram que um incrível número de 19 a 21 milhões de pessoas nos Estados Unidos adoecem com norovírus a cada ano.