Anúncio foi feito na quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)
Os 102 municípios alagoanos já estão aptos a vacinar contra a Covid-19 com o novo imunizante XBB 1.5, distribuído aos Estados. O anúncio foi feito na quarta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), uma vez que o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) já distribuiu os imunizantes e treinou os técnicos municipais.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Municípios alagoanos já estão aptos a vacinar com o novo imunizante da Covid-19
A nova vacina contra a Covid-19 foi atualizada para garantir a proteção contra novas variantes da doença e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios. Neste momento, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos e os grupos prioritários que possuem maior risco de desenvolver as formas graves da doença, como é o caso de idosos acima de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, que receberão a aplicação da dose a cada seis meses.
O imunizante monovalente do laboratório Moderna traz proteção contra a sub variante Ômicron XBB 1.5. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o perfil de segurança da vacina contra a Covid-19 Monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB 1.5.
Pessoas de 5 anos ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas também receberão uma dose da vacina XBB no esquema primário. A população acima de 5 anos dos grupos prioritários deve buscar uma unidade de saúde para realizar atualização do esquema vacinal, mesmo que esteja com esquema completo e tenha recebido as doses de reforço, desde que a última dose tenha sido administrada há mais de três meses.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta que a vacinação representa a principal estratégia de proteção contra a Covid-19. “O vírus da Covid-19 possui alta transmissibilidade e não se diferencia de outras doenças respiratórias. Por isso, a principal medida de prevenção contra o aumento de casos da doença é a ampliação da cobertura vacinal entre a população alagoana”, salientou.