As mulheres podem ser capazes de identificar as intenções sexuais de um homem apenas com base no rosto. Um estudo da Universidade Macquarie, na Austrália, concluiu que o interesse de um homem em sexo casual pode ser medido com precisão através do formato da face e outras características.
Joseph Antar e Ian Stephen publicaram a pesquisa na revista Evolution and Human Behavior. O artigo revela que os voluntários que participaram do estudo responderam a um questionário focado nos impactos da pandemia da Covid-19 na sexualidade dos participantes.
O resultado é de que o interesse das mulheres em sexo casual diminuiu bastante durante o isolamento enquanto nos homens isso permaneceu praticamente inalterado. Isso levou os cientistas e estudarem se existe uma forma de saber os interesses sexuais de um possível parceiro apenas olhando para ele.
Abertura para sexo casual
Foi então que 103 voluntários foram chamados e responderam a perguntas sobre sua abertura para o sexo casual. Dessa vez, todos foram fotografados. Essa última parte foi crucial, já que os rostos dos participantes foram exibidos para um grupo de 65 pessoas, que precisavam responder o que achavam do comportamento sexual das pessoas vistas nas imagens.
Os pesquisadores descobriram que as mulheres conseguem identificar com precisão a propensão de um homem para o sexo casual. Elas conseguiram dizer se um homem queria um relacionamento duradouro ou de apenas por uma noite.
No entanto, os homens não conseguiram ter a mesma precisão na identificação, o que mostra que essa característica é predominante no sexo feminino. Após as respostas, os cientistas encontraram padrões nos rostos das pessoas que buscavam apenas um relacionamento curto.
A conclusão diz que “aqueles que estavam mais abertos a sexual casual tinham espaços mais amplos entre os olhos e rostos mais amplos em geral, junto com narizes mais largos, maxilares mais fortes e lábios mais finos”. Essas características podem ainda estar ligadas com os níveis de testosterona.