Mulher procura UPA com hemorragia e descobre que está prestes a ter bebê

COMPARTILHE
Por: Sesau AL  Data: 11/03/2022 às 06:00
Fonte de Imagem: Divulgação

A equipe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, em Maceió, teve de realizar um parto na quarta-feira (9), depois de receber uma paciente que estava prestes a dar à luz. A unidade funciona há pouco mais de dois anos, já realizou mais de 180 mil atendimentos, mas essa foi a primeira vez que ocorreu um parto. 

Janiere Elza da Silva, de 42 anos, não sabia sequer que estava grávida e deu entrada na UPA por hemorragia. O trabalho de parto durou apenas 30 minutos e o parto foi realizado pela enfermeira obstétrica Lilia Maria Lima Oliveira, pela enfermeira neonatologista Mileyde Cerqueira da Silva e pela enfermeira Monique Batinga Leite.

Batizado de Valentim pela equipe da UPA, por ser muito valente, o bebê nasceu com aproximadamente seis meses, pesando 920 gramas, e precisou ser levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Maternidade Santa Mônica, localizada no bairro Poço, na capital alagoana. A mãe está bem.

Enfermeira obstétrica Lilia Maria Lima Oliveira, pela enfermeira neonatologista Mileyde Cerqueira da Silva e pela enfermeira Monique Batinga Leite

A coordenadora de enfermagem da UPA Jacintinho, Ruth de Morais, afirmou que o momento vai ficar marcado. “Foi um momento inusitado, mas a equipe trabalhou de maneira humanizada e estamos muito felizes por estarem bem. Trazer uma vida ao mundo traz um sentimento de esperança e dever cumprido para todos da equipe”, esclareceu.

Essa não foi a primeira vez que uma UPA em Maceió realizou um parto. Na última sexta-feira (4), a equipe da UPA Cidade Universitária passou por uma situação semelhante, quando uma paciente de 34 anos procurou atendimento com dores abdominais e descobriu que, na verdade, estava grávida e sentido as contrações. O parto ocorreu sem intercorrências.

Janiere Elza da Silva procurou a unidade alegando que estava com hemorragia, mas já se encontrava em trabalho de parto

Balanço – A UPA Jacintinho realizou 18.282 atendimentos nos meses de janeiro e fevereiro, o que totaliza uma média de 305 atendimentos diários. Daquele total, 11.923 foram do mês de janeiro e 6.539 foram do mês de fevereiro.

Em janeiro, a unidade realizou 11.321 atendimentos clínicos, 198 pediátricos, 66 odontológicos e 338 ortopédicos. Já em fevereiro, a UPA realizou 5.794 atendimentos clínicos, 141 pediátricos, 83 odontológicos e 341 ortopédicos.