Operações realizadas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT de São Miguel dos Campos, foram apreendidas, essa semana, cerca de 12 motocicletas com escapamentos adulterados.
As ações visam coibir essa prática ilegal, que perturba o sossego público e causa desconforto aos moradores da cidade.
Há meses, a SMTT vem alertando os motociclistas sobre a necessidade de regularizar os escapamentos, sob pena de notificação (multa) e recolhimento das motos. No entanto, a prática ainda persiste, levando a novas operações para fiscalização e aplicação de punições aos infratores.
O superintendente da SMTT, Anderson Minervino, lamentou que, mesmo após orientações anteriores, muitos motociclistas insistem em manter esses equipamentos irregulares.
Motocicletas com escapamentos adulterados
Os condutores das motocicletas recolhidas foram instruídos a providenciar outro escape que estivesse em conformidade com as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que pudessem retirar os veículos apreendidos.
O CTB estabelece que os escapamentos das motocicletas devem estar em conformidade com as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para não causarem ruídos excessivos e poluição sonora. “A adulteração dos escapamentos não apenas incomoda a população, mas também coloca em risco a segurança viária”, lembra Minervino.
Os condutores flagrados com escapamentos adulterados estão sujeitos a multa no valor de R$ 190, além de receberem 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Através de postagens em rede sociais, a população de São Miguel dos Campos tem parabenizado a iniciativa do órgão fiscalizador, por retirar de circulação e notificar, motociclistas que insistem no uso do escapamento conhecido como coiote.
A SMTT reforça que a fiscalização será intensificada para garantir a segurança e o bem-estar de toda a comunidade, incentivando os motociclistas a respeitarem as leis de trânsito e zelarem pelo sossego público.
Veja mais noticias sobre ações da SMTT e motocicletas com escapamentos adulterados