Morre o repentista e radialista Rouxinol do Norte

COMPARTILHE
Por: AlagoasWeb com Portal Escritores/Ernande Bezerra  Data: 05/05/2022 às 09:26
Imagem: Reprodução

Faleceu nesta quinta-feira (05), o repentista e radialista miguelense José Luiz da Silva, popularmente como Rouxinol do Norte. Poeta de Cordel, Violeiro e Folclorista, Rouxinol nasceu em São Miguel dos Campos no dia 21 de junho de 1936, portanto com 86 anos. O artista deixa 12 filhos.

Rouxinol não teve oportunidade de estudar, pois desde aos doze anos de idade, que ele ajudava os pais no roçado. Mas o pouco que aprendeu na sala de aula, fez com que ele se tornasse num grande intelectual, chegando ao ponto de ser reconhecido por toda região de Alagoas. Inclusive no Nordeste.

José Luiz da Silva foi presidente da Associação dos Violeiros e Travadores do Estado de Alagoas – AVTA e funcionário público da prefeitura de São Miguel dos Campos, onde trabalhou na Casa da Cultura.

Rouxinol representou São Miguel e o Estado de Alagoas em grandes eventos na Região Nordeste, em Sergipe, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, fazendo dupla, com dois ‘monstros sagrados’ da viola alagoana, João de Lima e João Procópio.

Rouxinol participou de diversos eventos direcionados à cultura popular, entre eles: Guerreiro, Baiana, Repente de Poesias, Encontro de Violeiros e entre outros. Uma de suas maiores apresentações como violeiro foi no Encontro dos Escritores do Estado de Alagoas, em 2001, no salão nobre do Shopping Farol, em Maceió. Evento promovido pelo Sindicato dos Escritores do Estado de Alagoas – SINDEAL.

Rouxinol do Norte pode ser considerado um patrimônio cultural de São Miguel dos Campos por tudo que fez pela cultura do município. Seu nome está imortalizado dentro do contexto sócio cultural de Alagoas e quiçá do Nordeste.

Atualmente Rouxinol apresentava um programa de violeiro nas manhãs de sexta-feira na Rádio São Miguel FM.

O local do velório e sepultamento do artista ainda não foi informado.