Morre o cineasta alagoano Cacá Diegues aos 84 anos

Redação / Ascom Secult 14/02/2025

Cacá foi um dos fundadores do Cinema Novo e deixa um legado inestimável para o cinema brasileiro

imagem: Agência Brasil

Morreu na madrugada desta sexta-feira (14) o cineasta alagoano Cacá Diegues, um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro e um dos fundadores do Cinema Novo. Ele tinha 84 anos e faleceu devido a complicações em uma cirurgia.

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Morre o cineasta alagoano Cacá Diegues aos 84 anos

Nascido em Maceió, no dia 19 de maio de 1940, Carlos José Fontes Diegues se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança, onde cresceu e se consolidou como um dos cineastas mais influentes do país. Ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo César Saraceni e outros nomes, foi um dos responsáveis por transformar o cinema nacional com uma nova abordagem.

Ao longo de sua carreira, Diegues dirigiu mais de 20 filmes de longa-metragem, entre eles “Xica da Silva” (1976), “Bye Bye Brasil” (1980), “Tieta do Agreste” (1995) e “Deus é Brasileiro” (2003). Sua obra sempre refletiu a cultura, as contradições e a riqueza do Brasil, sendo reconhecida dentro e fora do país.

Morre o cineasta alagoano Cacá Diegues aos 84 anos

imagem:  Gabriel Moreira

Seu último filme, “Deus Ainda é Brasileiro”, foi gravado inteiramente em Alagoas, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e tem estreia prevista para outubro de 2025.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, lamentou a perda do cineasta.

“É um dia muito triste para o cinema brasileiro e, especialmente, para nós, alagoanos. Cacá Diegues foi um verdadeiro gênio, um mestre que soube contar as histórias do Brasil e de Alagoas com sensibilidade e paixão. Seu talento nos encheu de orgulho e levou nossa cultura para o mundo. Perdemos um grande artista, mas seu legado seguirá vivo em cada cena, em cada filme, em cada história que ele nos deixou”, destacou.


Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com


               

Sair da versão mobile