Alagoano foi três vezes vencedor do Grammy Latino
Morreu na noite do sábado, dia 13, o multi-instrumentista alagoano Hermeto Pascoal, aos 89 anos. O artista estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, e faleceu às 20h22, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Morre o alagoano Hermeto Pascoal, ícone da música brasileira, aos 89 anos
O anúncio foi feito nas redes sociais do músico, em nota assinada pela família e por integrantes de sua banda. “Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, diz o comunicado.
Veja também: Alagoano Hermeto Pascoal é o primeiro brasileiro homenageado na Womex 2024 na Inglaterra
Conhecido como o “Mago da Música”, Hermeto transformava sons do cotidiano em arte, explorando panelas, água, brinquedos e até animais em suas composições. Sua genialidade lhe rendeu reconhecimento mundial. O lendário jazzista Miles Davis chegou a descrevê-lo como “o músico mais interessante do mundo”.
Ao longo da carreira, o alagoano, que nasceu em Lagoa da Canoa, foi três vezes vencedor do Grammy Latino e idealizou projetos ousados, como o Calendário do Som (1996), em que compôs uma música por dia ao longo de um ano.
Hermeto deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos, além de um dos legados mais ricos e originais da música brasileira, reverenciado no país e no exterior.
Acompanhe mais notícias em Alagoasweb.com