Na próxima segunda, 16, audiência pública apresenta o Programa Integrado de Gestão e Territorial, que está em debate na cidade de Marechal Deodoro
Surfistas e moradores da região da Praia do Francês, patrimônio natural e cultural localizado no município de Marechal Deodoro, em Alagoas, publicaram na Change.org um manifesto que já conta com quase 9 mil assinaturas em defesa da região: https://change.org/praiadofrances
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Moradores e surfistas publicam na Change.org manifesto em defesa da Praia do Francês
O abaixo-assinado, organizado pela “Reserva Nacional de Surf – Praia do Francês“, questiona os impactos do Programa Integrado de Gestão e Territorial, que está em curso na Prefeitura e inclui o ordenamento da Praia. Nesta segunda-feira (16), acontece uma audiência pública para debater o tema com a presença de representantes de diversos setores, além do Ministério Público.
Na petição, os manifestantes lembram que o coqueiral, a restinga, a barreira de coral e o brejo desempenham papéis fundamentais na preservação do ecossistema local, garantindo a estabilidade da costa, a qualidade das águas, fauna, flora e a biodiversidade marinha. “Esses ecossistemas são essenciais para o equilíbrio ambiental, protegendo a área de processos erosivos e contribuindo para a adaptação aos desafios climáticos”, afirmam.
“Esse abaixo assinado apoia a manutenção/preservação/conservação dessas áreas que promovem o turismo ecológico, o surf (preservando a onda clássica da praia) e a pesca artesanal, além de preservar a identidade cultural e histórica da comunidade. A conservação do coqueiral e da zona costeira da Praia do Francês é, portanto, um compromisso com o futuro da região e das próximas gerações”, completam.
Confira mais detalhes no perfil do movimento no Instagram: https://www.instagram.com/reservadesurf.frances/