Ministério Público terá acesso a laudos periciais e cadavéricos produzidos pelo Estado

COMPARTILHE !!
Por: Ascom MP-AL  Data: 12/12/2022 às 14:28
Imagem: AlagoasWeb/arq

O Ministério Público de Alagoas terá acesso ao sistema Forensis, da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, para a obtenção de laudos periciais produzidos pelo Instituto de Criminalística e laudos cadavéricos do Instituto Médico Legal. A iniciativa é fruto de tratativas entre o MP, através da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (62ª PJC), a SSP e a Polícia Científica de Alagoas.

A ideia é garantir agilidade no trabalho dos promotores de Justiça que atuam na área criminal. Para garantir o acesso ao sistema, é necessário que eles sejam cadastrados pela Polícia Científica como usuários externos. Para a promotora de Justiça Karla Padilha, isso representa um ganho para o Ministério Público.

“A partir de agora, os promotores de Justiça com atuação criminal vão consultar individualmente o sistema Forensis, da Secretaria de Segurança Pública. Eles mesmos poderão obter o acesso direto aos laudos periciais junto ao Instituto de Criminalística e também ao Instituto Médico Legal. Com isso, o trabalho ganha agilidade e eficiência, já que desaparecem quaisquer intermediários no processo de obtenção da prova científica de materialidade delitiva”, ponderou a promotora.